Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Varela, Raquel Cardeira2023-06-072023-06-072022-07-252022-04-13http://hdl.handle.net/10451/58094Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO nosso plano de trabalhos centrar-se-á sobre o período entre o ciclo do ouro do Brasil e a chamada “Viradeira”. A nossa proposta didática analisará e concentrar-se-á sobre a conjuntura económica da segunda metade do século XVII até ao Tratado de Methuen; os efeitos do ouro do Brasil para Portugal; a política económica e social pombalina; a política pombalina e o fomento industrial; a viragem para a indústria manufatureira; a prosperidade comercial de finais do século XVIII, a “Viradeira”. O plano de trabalhos organiza-se da seguinte forma: resumo, introdução, contexto escolar e turma, enquadramento curricular e didático, unidade didática (enquadramento científico e estratégia didática), plano do subdomínio, plano de aulas, notas conclusivas.Our work plan will focus on the period between the Brazilian gold cycle and the so-called “Viradeira”. Our proposal will analyze and concentrate on the economic conjuncture of the second half of the 18th century, to the Treaty of Methuen; the effects of gold taken from Brazil to Portugal; the Pombal economic and social policy; Pombal’s policy and industrial promotion; the turning to the manufacturing industry; the eighteenth century, the commercial prosperity of the end of the century, the “Viradeira”. The work plan is organized as follows: abstract, introduction, school context and class, curricular and didactic framework, didactic unit (scientific framework and didactic strategy), subdomain plan, lesson plan, conclusive notes.porHistória de Portugal - séc. 17-18História - Estudo e ensinoReforma PombalinaPositivismoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Do ouro do Brasil à "Viradeira" : uma proposta didáticamaster thesis