Aguiar, Maria Stela, 1949-Pacheco, Patrícia Riscado de Barros, 1973-2019-12-172019-12-172003http://hdl.handle.net/10451/40587Tese de mestrado em Psicologia (Desenvolvimento Humano) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2003Objectivos: A avaliação da linguagem oral nos anos pré-escolares é uma tarefa que confronta educadores de infância e psicólogos educacionais. Os instrumentos de avaliação desta competência propõem um conjunto de tarefas típicas, associadas a domínios típicos do desenvolvimento da linguagem, mas existem acentuadas diferenças inter-instrumentos nas idades previstas para a resolução de tarefas objectivamente semelhantes De um ponto de vista desenvolvimentista, esta divergência coloca um problema, pois sugere pouca consistência inter-instrumentos de avaliação, e justifica a elaboração de uma Prova de Desenvolvimento da Linguagem Oral para os anos pré-escolares em que ordenação de tarefas seja função do seu nível de complexidade estrutural. Metodologia: Comparámos cinco instrumentos anteriores de avaliação do desenvolvimento psicológico, seleccionámos um conjunto de tarefas linguísticas típicas na população pré-escolar e agrupámos essas tarefas nos domínios lexical-semântico e morfo-sintáctico e nas modalidades, receptiva e expressiva, de funcionamento da linguagem. As tarefas incluídas em cada domínio linguístico foram então ordenadas por nível de complexidade progressiva e testadas em duas amostras de 35 e 60 crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Resultados: Embora esta versão da Prova de Desenvolvimento da Linguagem Oral permaneça ainda provisória, a metodologia de construção parece adequada e os resultados obtidos propõem: (a) um conjunto de tarefas linguísticas típicas na população pré-escolar (b) uma sequência desenvolvimentista de tarefas que foi globalmente confirmada pelo estudo piloto; e (c) um novo modelo de avaliação da linguagem receptiva e expressiva e dos domínios lexical-semântico e morfo-sintáctico da fala nos anos pré-escolares.Aims: The assessment of pre-school children's verbal language is a task that confronts educators and school psychologists. Current evaluation scales of this competence propose lists of typical tasks addressed at typical domains of language development, but there are clear discrepancies inter-instruments on the age levels identical tasks are succeed. From a developmental point of view, this divergence suggests some weakness of this instruments and of the current evaluation of language acquisition. We aim to construct a Scale of Language Development for pre-school children that proposes a sequence of structurally complex tasks. Method: Five current scales of psychology development were compared, a list of typical language tasks were selected and classed Into two language domains, Lexical-Semantic and Morpho-Syntactic. and two modes of linguistic performance, Receptive and Expressive; the tasks included in each class were organised by level of structural complexity, tested with two samples of 35 and 60 children between 3 to 6 years of age and the responses were statiscally compared. Results: The methodology we used appears valid to create a Scale of Language Development for educators and school psychologists, that proposes: (a) a list of typical language tasks for pre-school children; (b) a sequence of structurally complex task that was empirically confirmed; (c) an evaluation of the receptive and expressive performance for the Lexical-Semantic and Morph-Syntactic domains of language.porTeses de mestrado - 2003Aquisição da linguagemLinguagem oralPsicologia do desenvolvimentoEnsino pré-escolarProva de linguagem oral para os anos pré-escolares : uma perspectiva desenvolvimentistamaster thesis