Duarte, António2025-04-082025-04-082025-02-24Duarte, A. M. (2025). Aprender Melhor pela Arte – Um Programa Psicoeducacional. Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.978-989-33-7229-6http://hdl.handle.net/10400.5/100081Este livro apresenta um programa de aconselhamento e formação psicoeducacional com base na arte – o Aprender Melhor pela Arte - AMpA – utilizável para intervenção nas abordagens à aprendizagem utilizadas pelos indivíduos. O programa é utilizável no contexto da intervenção psicoeducacional por psicólogos, podendo igualmente ser empregue para formação desses agentes na sua utilização. A maior parte das actividades do AMpA é particularmente apropriada a estudantes de ensino secundário e superior, mas também são apresentadas actividades para estudantes de níveis de ensino básico; e todas as actividades são adaptáveis a todos os níveis de ensino e formação, incluindo a formação de adultos. O programa é fundamentado em investigação científica da área da Psicologia Educacional, com um enquadramento teórico (apresentado no livro) em duas perspectivas: a das Abordagens à Aprendizagem; e a da Aprendizagem com Base na Arte. O programa compreende cinco módulos: 1. Avaliação inicial e apresentação (das abordagens à aprendizagem e da intervenção); 2. Análise das abordagens à aprendizagem em modelos das artes; 3. Desenvolvimento com base na arte da abordagem de profundidade à aprendizagem; 4. Promoção da transferência da abordagem de profundidade à aprendizagem; e 5. Avaliação final e finalização da intervenção. Os materiais e actividades que constam do AMpA (apresentados no livro) têm sido desenvolvidos, adaptados e testados em contexto de formação e aconselhamento psicoeducacional, sendo o produto de um trabalho continuado de investigação-acção. A sua aplicação tem vindo a demonstrar que ela constitui um factor da melhoria do processo de aprendizagem numa variedade de casos (referidos no livro).porAprendizagemAprendizagem pela arteAbordagens à aprendizagemAconselhamentoAprender Melhor pela Arte – Um Programa Psicoeducacionalbook