Ponte, João Pedro da, 1953-Monteiro, Cecília, 1944-Rodrigues, Ana Sofia Ferreira Caseiro, 1984-2016-10-192016-10-1920162016http://hdl.handle.net/10451/24859Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Este estudo visa compreender o conhecimento de Estatística e de Didática da Estatística assim como as práticas em sala de aula na introdução e condução de tarefas estatísticas de professores de 1.º ciclo do ensino básico quando inseridos num contexto de trabalho colaborativo. Para isso, o quadro teórico desenvolveu-se em torno de três grandes tópicos: (i) Estatística no 1.º ciclo; (ii) Conhecimento e práticas dos professores; e (iii) Trabalho colaborativo de professores. A investigação seguiu uma metodologia de carácter qualitativo numa perspetiva interpretativa com o design de estudos de caso. Foram usados diversos instrumentos e processos de recolha de dados, tais como entrevistas às professoras, observação participante nas suas aulas e nas sessões de trabalho do grupo colaborativo, assim como documentos por elas produzidos. Atendendo à natureza do estudo, a análise dos dados foi realizada de forma descritiva e interpretativa, tendo sido as categorias de análise previamente baseadas na revisão da literatura e, posteriormente, adaptadas aos dados recolhidos. Neste estudo participaram três professoras de 1.º ciclo, a lecionar turmas de 3.º ou 4.º ano de escolaridade, que aceitaram este convite com vista ao desenvolvimento de diferentes objetivos. Tanto nas 14 sessões do grupo de trabalho colaborativo, como ao longo das 19 aulas observadas e das 6 entrevistas realizadas, tornou-se possível conhecer aprofundadamente o caso de cada uma das professoras. Os resultados provenientes da análise dos dados mostram diversas dificuldades das professoras a nível de conceitos, representações e procedimentos estatísticos, assim como diferentes práticas em sala de aula, que parecem encontrar-se associadas ao conhecimento por elas demonstrado. Por sua vez, esses dois aspetos (conhecimento e práticas dos professores) parecem ter sido influenciados pelo trabalho realizado nas sessões do grupo colaborativo, apesar de essa influência ter sido evidenciada de maneira e com focos diferentes nos três casos devido a diversos fatores, tais como a habilitação académica, a experiência profissional anterior, as suas próprias práticas e traços de personalidade, o seu background e o trabalho previamente estipulado pela sua instituição. Os dados mostram que dependendo do seu nível de à-vontade com a tarefa preparada no grupo, e com o seu conhecimento, as ações e formas de questionamento em sala de aula das professoras foram variando, salientando-se as relações mútuas entre conhecimento de Estatística e conhecimento de Didática da Estatística, assim como entre conhecimento e práticas em sala de aula de professores, e influência do trabalho desenvolvido no grupo colaborativo nesses aspetos.This study aims to understand teachers´ knowledge in the fields of Statistics and Didactics of Statistics, as well as their teaching practices with elementary school students (1st cycle of basic education), in a collaborative context. The theoretical framework was developed around three major topics: (i) Statistics in elementary school; (ii) Teachers’ knowledge and practices; and (iii) Teachers’ collaborative work. This research has a qualitative and interpretive nature and follows a case study design. Several tools and processes for data collection were used, such as interviews with teachers, participant observation in their classes and in working sessions of the collaborative group, as well as documents produced by them. Given the nature of the study, data analysis was conducted in a descriptive and interpretative way. The categories of analysis were first based on the review of literature, and later adapted to the data collected. In this study participated three elementary school teachers teaching grades 3 and 4 who accepted the invitation to participate in the study. The 14 sessions of the collaborative working group, the 19 lessons observed and the 6 interviews carried out allowed to know in depth the case of each teacher. The results based in the analysis of data show several difficulties of the teachers regarding statistical concepts, representations and procedures, as well as different practices in the classroom, which seem to be associated with the knowledge shown by them. In turn, these aspects seem to have been influenced by the work carried out in the collaborative group sessions. In all three cases this influence was evident with different foci due to various factors, such as teachers’ academic qualification, previous professional experience, their own practices and personality traits, their background, and the work previously mandated by their institution. Data shows that, depending on the level of confidence in the task prepared by the collaborative group and on their knowledge, teachers’ actions and questioning processes in the classroom varied. The results also show the mutual relationship between the knowledge of statistics and of didactics of statistics, as well as between teachers’ knowledge and classroom practices, and the influence in these aspects of the work carried out in the collaborative group.porTeses de doutoramento - 2016Conhecimento e práticas de professores em educação estatística : três estudos de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativodoctoral thesis101382871