Silva, Graça MirandaDuarte, Alexandra Silva2019-01-072019-07-072018-10Duarte, Alexandra Silva (2018). "Transição da norma ISO 9001:2008 para a norma ISO 9001:2015". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.http://hdl.handle.net/10400.5/16639Mestrado em Gestão e Estratégia IndustrialAs organizações implementam cada vez mais os padrões de gestão desenvolvidos pela International Organization for Standardization (ISO) para se manterem competitivas. Ao longo dos anos, a investigação na área da certificação da qualidade pela norma ISO 9001 tem vindo a aumentar. No entanto, ainda existem poucos estudos que abordam as transições da norma, particularmente da norma ISO 9001:2008 para a norma ISO 9001:2015. Com base em 356 respostas recolhidas através de um questionário enviado via e-mail para as empresas portuguesas certificadas pela norma ISO 9001, procedeu-se à análise da perceção das empresas em relação à transição para a norma ISO 9001:2015. A importância atribuída às alterações recentes da norma ISO 9001 variam consoante a dimensão da empresa, a estratégia de internacionalização e o tipo de indústria onde a empresa opera. Os resultados obtidos mostram ainda que as melhorias organizacionais internas, a melhoria da satisfação dos clientes, a melhoria da imagem da empresa e a melhoria da qualidade do produto/serviço são as principais motivações, segundo a perceção dos gestores, da implementação da norma ISO 9001. E mostram também que os principais benefícios, segundo a perceção dos gestores, da implementação da norma ISO 9001 são a melhoria contínua do desempenho, o aumento do prestígio e reputação da empresa, a melhoria da eficiência dos processos e o aumento da satisfação dos clientes.The organizations are increasingly implementing the management standards developed by the International Organization for Standardization (ISO) in order to remain competitive. Over the years, research into quality certification of ISO 9001 has been increasing greatly. However, there are still few studies that address the transitions of the standard, particularly from ISO 9001:2008 to ISO 9001:2015. Based on the 356 replies collected by a questionnaire, which was sent by e-mail to the portuguese companies certified by ISO 9001, this study analyze their perception regarding the transition to the ISO 9001:2015. The importance attributed to the recent changes in ISO 9001 vary according to the size of the company, the internationalization strategy and the type of industry where the company operates. The results obtained also show that internal organizational improvements, improvement of customer satisfaction, improvement of company image and improvement of product/service quality are the main motivations according to the perception of managers of the implementation of ISO 9001. And also show that the main benefits, according to the perception of managers, the implementation of ISO 9001 are the continual improvement of performance, increase the prestige and reputation of the company, improving process efficiency and increased customer satisfaction.porQualidadeCertificaçãoISO 9001:2008ISO 9001:2015QualityCertificationTransição da norma ISO 9001:2008 para a norma ISO 9001:2015master thesis