Brandão, Maria Teresa Perlico MachadoHorta, Sandra Otília Canteiro2016-02-112016-02-112015http://hdl.handle.net/10400.5/10919A prematuridade é um problema que constitui cada vez mais uma questão de saúde pública quer a nível internacional como nacional, que necessita de medidas continuadas. Embora a literatura seja profícua em investigações ligadas a toda esta problemática, as necessidades de pais de bebés prematuros no período de transição Hospital-Casa estão ainda muito pouco cobertas em termos de programas de intervenção que apoiem a família num momento crítico de transição Hospital-domicílio. Esta investigação teve como objetivo o desenho e aplicação piloto de um programa de educação parental – Programa Papillon – que visava atenuar/eliminar as lacunas/dificuldades sentidas pelos pais no referido período. Inclui três estudos de famílias residentes na zona de Lisboa, com bebés prematuros no período de transição para casa, tendo sido realizadas duas avaliações antes e após a implementação do programa, com o intuito de verificar possíveis alterações nas dimensões: stresse parental, competência parental e conhecimento do desenvolvimento infantil, bem como satisfação com a implementação do programa. Os resultados são bastante díspares entre os diversos estudos de caso, mas a competência parental parece ser o aspeto que melhores resultados apresenta, bem como a satisfação dos participantes com a participação no programa, apoiando o interesse e importância deste tipo de programas.Prematurity is becoming a public health problem in a national and international level, which needs a continued measure. Although the literature on research related to this topic are profitable, the needs of premature babies’ parents in the transition to home period still have few responses from intervention programs to support the family in this critical moment. This investigation aims to design and apply a pilot parental education program – Program Papillon - in order to decrease/eliminate the gaps/difficulties in this period. This investigation includes case studies of three families who lived in Lisbon area, with preterm babies in the transition to home period. It was carried out two assessments, before and after the implementation of the program, to verify possible changes in parental stress and parental competence dimension, knowledge of the child development and the satisfaction with the program implementation. The results are heterogenic between the three case studies, but the parental competence seems to presents the best results, as well the participants’ satisfaction with the implementation of the program, which support the interest and importance of such studies.porEducação parentalPrograma PapillonTransição hospital-casaIntervenção precocePrematurosParental educationPapillon ProgramTransition hospital-homeEarly interventionPremature babiesIntervenção precoce : estudo sobre a implementação de um programa de transição hospital-domícilio destinado a pais de bebés prematurosmaster thesis201265010