Cachinho, Herculano Alberto PintoBuzaglo, Francisco Martins2024-12-022024-12-022024-07-25http://hdl.handle.net/10400.5/95865A Geografia escolar promove o diálogo dos alunos com o mundo que os envolve a diferentes escalas. A educação geográfica enfrenta o desafio de formar cidadãos ativos e preocupados com a formação de um mundo melhor para todos, o que passa, em grande medida pela adoção de metodologias ativas, nas quais os alunos ocupem uma posição central, e a aprendizagem desenvolva o seu pensamento crítico. O presente relatório de prática de ensino supervisionada centra-se na experiência do contacto com a Geografia na escola, enquanto docente em formação inicial. Esta decorreu, no ano letivo de 2023/2024, através da lecionação de aulas, no colégio Valsassina, na turma do 9.ºB, em Lisboa. A experiência didática foi concebida e implementada debruçando-se sobre os ‘Contrastes de desenvolvimento’, subtemas ‘países desenvolvidos versus países em desenvolvimento’ e ‘interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento’. Deu-se relevo à Aprendizagem Baseada em Problemas, uma metodologia ativa, que centra os alunos no processo de aprendizagem, baseada no trabalho em equipa e no trabalho autónomo dos mesmos e que valoriza o contributo destes para a construção e consecução das aulas. As estratégias empregues revelaram-se eficazes, tendo sido integrados elementos de avaliação, formativa e sumativa, que não apenas validaram o conhecimento adquirido, mas também incentivaram a participação ativa dos alunos e um maior comprometimento destes para com uma metodologia sem qualquer contacto prévio. Promoveu-se um ambiente de aprendizagem dinâmico e verdadeiramente envolvente. O feedback recebido foi francamente positivo. Na experiência didática, destacam-se os ganhos significativos dos alunos ao nível dos conhecimentos e das capacidades, onde se assinala o trabalho sobre diversas competências, com destaque para a resolução de problemas e o aprimoramento das relações interpessoais, ao fomentar-se a colaboração constante entre alunos.School Geography promotes students' dialogue with the world around them at different scales. Geographical education faces the challenge of forming active citizens who are concerned with creating a better world for all. This largely involves the adoption of active methodologies, where students occupy a central position and the learning process develops their critical thinking. This report on supervised teaching practice focuses on the experience of engaging with Geography in the school setting, as a teacher in initial training. This took place during the 2023/2024 school year, through the teaching of classes at Valsassina College, to the 9th grade class B, in Lisbon. The didactic experience was designed and implemented focusing on 'Development Contrasts,' with subtopics 'developed countries versus developing countries' and 'interdependence between areas with different levels of development.' Emphasis was given to Problem-Based Learning, an active methodology that centers students in the learning process, based on teamwork and independent work, and values their contribution to the construction and achievement of the lessons. The employed strategies proved to be effective, incorporating both formative and summative assessment elements that not only validated the acquired knowledge but also encouraged active student participation and a greater commitment to a previously unfamiliar methodology. A dynamic and truly engaging learning environment was promoted. The received feedback was very positive. In the didactic experience, significant gains were highlighted in students' knowledge and skills, particularly in problem-solving and the enhancement of interpersonal relationships, by fostering constant collaboration among students.porEducação geográficaAprendizagem Baseada em ProblemasContrastes de desenvolvimentoFormação de professoresAprendizagem ativaA Aprendizagem Baseada em Problemas na Geografia do 9.ºano: entre contrastes e conexõesmaster thesis203669452