Herter, Márcia MaurerTriboni, Fernanda Marcílio2025-01-062025-01-062024-10Triboni, Fernanda Marcílio (2024). “O impacto das Fake News sobre meios midiáticos na intenção de disseminação da notícia e na atenção dos usuários”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãohttp://hdl.handle.net/10400.5/96857Mestrado Bolonha em MarketingA propagação de fake news tornou-se uma preocupação global, com consequências graves para a integridade da informação, a formação de opiniões e o aumento da desinformação. Diante desse cenário, a presente investigação tem como objetivo analisar o impacto das Fake News sobre meios midiáticos na intenção de disseminação das notícias e na atenção dos usuários. Com base em um estudo experimental envolvendo 180 participantes, foram manipuladas notícias falsas e verdadeiras, geradas por humanos e por Inteligência Artificial (IA), para verificar a percepção dos usuários sobre a veracidade e a propensão de compartilhamento. O estudo também analisou o papel do confirmation bias como mediador no comportamento dos participantes em relação à disseminação e à atenção às notícias. Os resultados revelam que as fake news têm maior poder de disseminação em comparação com as notícias reais, especialmente quando geradas por IA, mas não demonstram maior capacidade de captar a atenção dos usuários. O confirmation bias mostrou-se um fator importante tanto para a disseminação quanto para a atenção dedicada às notícias que confirmam crenças pré-existentes.The spread of fake news has become a global concern, with serious consequences for the integrity of information, the formation of opinions, and the rise of misinformation. Considering this scenario, the present investigation aims to analyze the impact of fake news on media outlets in terms of news dissemination intentions and user attention. Based on an experimental study with 180 participants, fake and real news generated by both humans and Artificial Intelligence (AI) were manipulated to assess users' perceptions of truthfulness and their likelihood to share the news. The study also explored the role of confirmation bias as a mediator in participants' behavior regarding news dissemination and attention. The results show that fake news has greater dissemination potential compared to real news, especially when generated by AI, but does not exhibit a higher capacity to capture users' attention. Confirmation bias was found to be a significant factor for both news dissemination and the attention given to news that aligns with pre-existing beliefs.porFake newsInteligência Artificialdisseminação de notíciasatenção dos usuáriosconfirmation biasFake newsArtificial Intelligencenews disseminationuser attentionconfirmation biasO impacto das Fake News sobre meios midiáticos na intenção de disseminação da notícia e na atenção dos usuáriosmaster thesis