Klunk, LuziaMazzarino, Jane MárciaTuratti, LucianaSchmidt, Luísa2021-02-102021-02-102020Klunk, L., Mazzarino, J. M., Turatti, L., Schmidt, L. (2020). Diretrizes da educação ambiental no Brasil e em Portugal em dois estudos de casos. In Mônica Maria Siqueira Damasceno (Ed.), Relação sociedade-natureza, saúde e educação: reflexões multidisciplinares, pp. 169-189. Crato: Quipá978-65-99185-08-3http://hdl.handle.net/10451/46268A educação é um fator crucial no processo de construção de uma sociedade mais sustentável, em permanente aprendizagem. As diretrizes da educação ambiental trazem parâmetros teóricos para a ação nesse campo. O objetivo do artigo é verificar em que medida as orientações de educação ambiental são postas em prática no Brasil e em Portugal, através do estudo comparativo de dois projetos de educação ambiental não-formal, apoiados por instituições e desenvolvidos a partir da participação social: o Cultivando Água Boa e o Projeto Rios. A metodologia é a bibliográfica (base conceitual); documental (análise dos sites das organizações e da legislação dos países); e de campo (entrevistas com gestoras dos projetos). Os resultados apontam que os projetos colocam em prática as seguintes diretrizes da educação ambiental: gerar participação, possibilitar o exercício da cidadania e valorizar saberes locais.porParticipaçãoCidadaniaValorização de saberesDiretrizes da educação ambiental no Brasil e em Portugal em dois estudos de casosbook part10.36599/qped-ed1.005