Rodrigues, Ângela, 1948-Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Ramos Fonseca, Maria Gorete2018-07-112018-07-1120182017http://hdl.handle.net/10451/34138Tese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018A presente investigação tem como foco privilegiado o modo como são preparados profissionalmente os futuros professores do 1.º ciclo do ensino básico (CEB), durante a sua formação inicial, para usar as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem. Materializa-se no campo das práticas de formação inicial dos professores do 1.º CEB e justifica-se, não só, mas essencialmente, pela constatação de, em termos de investigação, ter havido pouca preocupação em estudar/compreender os efeitos que os formadores de professores produzem na formação adquirida e na prática profissional induzida, dos futuros professores, no que toca ao uso pedagogicamente inovador das TIC. Pretende conhecer a realidade tal como ela é vista pelos atores que nela intervêm diretamente, desocultando e interpretando as crenças e as perspetivas sobre as práticas dos professores formadores – particularmente dos supervisores e dos cooperantes. É um estudo descritivo interpretativo seguindo uma metodologia predominantemente qualitativa e centra-se em duas instituições públicas de Ensino Superior que formam professores. Recorreu-se a técnicas qualitativas e quantitativas através da inquirição dos sujeitos por meio de entrevistas semidiretivas e com aplicação de questionários. Os resultados mostram que os formadores estão discursivamente despertos para a importância e para a necessidade de formar para saber usar pedagogicamente as TIC, manifestando preocupação em usá-las e em consciencializar para o seu uso. Porém, nem sempre se observou total convergência de opinião e/ou de práticas em indicadores tidos como potencialmente inovadores e próximos do que se espera da formação inicial, nomeadamente os referentes à experimentação, análise e reflexão sobre práticas em situações de uso das tecnologias e à planificação e orientação do processo de imersão na prática usando as TIC. O conjunto de evidências reunido, sumariamente, aponta para a dificuldade de os futuros professores em passar pela experiência de observar e experimentar exemplos de uso inovador das TIC, devido, em parte, às crenças e atitudes que os próprios formadores têm sobre as TIC, pelo défice de conhecimentos/formação dos próprios formadores na área e que atuam como barreiras à promoção do seu uso. Aponta ainda para constrangimentos ao nível do currículo de formação pela dificuldade em integrar UC de TIC nos planos de estudo, mas também por não constituírem conteúdo a abordar nos programas das UC de didática.The present research focuses on how the future teachers for elementary education (CEB) are prepared professionally during their initial training to use the new information and communication technologies (ICT) in the process of teaching and learning. It is carried out in field of initial elementary teacher training practices and is justified not only, but essentially, by the finding that, in terms of research, there has been little concern in studying / understanding the effects that teacher trainers produce on acquired knowledge and induced professional practice, of the future teachers, concerning to the innovative use of the ICT. It seeks to know the reality as it is seen by the actors who intervene directly in it, uncovering and interpreting the beliefs and practices of the teacher trainers, particularly supervisors and cooperators, as well as the trainees. It is an interpretative descriptive study following a predominantly qualitative methodology, and focuses on two public universities that train teachers. Qualitative and quantitative techniques were used through the subject‘s inquiries by means of semi-directional interviews and questionnaires. The results show that trainers are discursively aware to the importance and the need to train on how to use ICT pedagogically, expressing a concern to use them and to make them aware of their use. However, full convergence of opinion and / or practice has not always been observed in indicators considered to be potentially innovative and close to what is expected on initial training, namely those concerning experimentation, analysis and reflection on practices in situations of use of technologies, planning and orientation of the process of immersion in practice using ICT. The set of evidence gathered, summarily, points to the difficulty of future teachers, in going through the experience of observing and experiencing examples of innovative use of ICT, due in part to the beliefs and attitudes that the trainers themselves have about ICT, and to the lack of knowledge / training of the trainers themselves in the area, which act as barriers to the promotion of its innovative use. It also points to constraints in the training curriculum because of the difficulty in integrating ICT in curricula, but also because they do not constitute content to be addressed in the UC programs of didactics.porTeses de doutoramento - 2018Formação inicial de professoresTecnologias da informação e da comunicaçãoFormadoresProfessores do básico 1º CicloAs tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico : crenças e perspetivas de formadoresdoctoral thesis101388918