Almeida, Maria João2018-01-172018-01-172004Almeida, M. J. (2004). “Entre o Teatro da Corte e o Teatro Público (da Página ao Palco)”, In Actas do IV Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada. Estudos Literários, Estudos Culturais. Évora: Associação Portuguesa de Literatura Comparada / Universidade de Évora, CD-ROM, vol. III. pp. 1-11.http://hdl.handle.net/10451/30684Parte-se da questão posta a Goldoni sobre um libreto musical e a sua representação dramatúrgica, v.g. a não fidelidade aos libretos no processo de montagem dos espectáculos e, em concreto, o caso da adaptação do drama jocoso de Goldoni, il mercato de Malmantile, representado na Corte do rei José I e no teatro do Rua dos Condes. Com grande soma de pormenores reconhece-se que as adaptações dos libretos (e da língua veicular, italiano ou português) respondiam a quesitos dependentes, entre outros aspectos, dos atributos dos artistas e dos horizontes de espera, do universo restrito da Corte, de gostos muito refinados, e do espaço público menos sofisticado, mas ainda assim desejoso de emular o refinamento da Corte.porDrama jocoso para músicaPortugalSéculo XVIIIGoldoni, Carlo, 1707-1793. Il mercato de MalmantileIl mercato de MalmantileEntre o Teatro da Corte e o Teatro Público (da Página ao Palco)journal article