Almendra, Rita AssoreiraBraga, Marcos da CostaGomes Torres De Oliveira, Lorena2023-07-212023-07-212022-05OLIVEIRA, Lorena Gomes Torres de - Design Decolonial: Contribuições ao pensamento crítico e projetual no ensino de design no Brasil - Lisboa : FA, 2022. Tese de Doutoramento.http://hdl.handle.net/10400.5/28039Tese de doutoramento, Design, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2022Esta tese investiga a perspectiva decolonial como ferramenta conceitual no ensino brasileiro de design para proporcionar aos discentes um pensamento crítico que corresponda às necessidades reais do país. Para essa finalidade, foi realizada uma revisão teórica a respeito da Colonialidade e Decolonialidade e as abordagens no que tange à educação popular, ao pensamento crítico e à investigação-ação na América Latina e, em linhas gerais, à história do ensino brasileiro, com seus marcos curriculares, diretrizes curriculares e questões de ensino-aprendizagem no tocante à abordagem decolonial. Foi realizado um experimento de campo no Bairro de Mãe Luiza, Natal-RN, Brasil, inicialmente, por meio da metodologia da investigação-ação participativa com os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a comunidade, que utilizaram instrumentos de coleta de dados como diário de campo, observação, entrevistas; foram realizadas também oficinas de intervenção e técnica de incidente crítico para avaliação dos próprios estudantes sobre o processo. Em seguida, foi realizado um Curso de Extensão para os estudantes sobre o pensamento crítico no design, numa perspectiva decolonial, que, ao término, apresentaram alguns critérios/diretrizes para um design decolonial nas práticas projetuais e sobre o ensino. Posteriormente, foram realizada entrevistas com seis docentes de design de universidades públicas brasileira, nas quais foi possível detectar como os traços decoloniais sempre estiveram presentes no ensino de design no Brasil. Com o cruzamento de todas as informações aqui expostas, foi possível traçar requisitos/diretrizes de uma perspectiva decolonial para o ensino de design decolonial no Brasil, a saber: haver educadores transgressores; ações pedagógicas inclusas na prática de projeto em design; partir de projetos vinculados ao contexto; buscar outras direções epistemológicas; compreender o passado histórico valorizando as memórias coletivas dos movimentos de resistência; o ensino brasileiro de design decolonial afirmar-se como utopia política.This dissertation investigates the decolonial perspective as a conceptual tool in Brazilian Design teaching to provide students with critical thinking that matches the real needs of the country. For this purpose, a theoretical review was carried out on Coloniality and Decoloniality and approaches to popular education, critical thinking and action research in Latin America, and in general terms, the history of Brazilian teaching, with its curricular milestones, curriculum guidelines and teaching-learning issues regarding the decolonial approach. A field experiment was carried out in the Neighborhood of Mãe Luiza, Natal-RN, Brazil. Initially, through the methodology of participatory action- investigation with students from the Federal University of Rio Grande do Norte and the community who used data collection instruments as a field diary, observation, interviews, intervention workshops and critical incident technique, which were also held to evaluates the students themselves about the process. Then, an Extension Course was held for students on critical thinking in design, from a decolonial perspective, which, at the end, presented some criteria/guidelines for a decolonial design in project practices and on teaching. Subsequently, interviews were conducted with six design professors from Brazilian public universities, in which it was possible to detect that decolonial traits in design teaching in Brazil have been always present. With the crossing of all the information presented here, it was possible to draw up requirements/guidelines from a decolonial perspective for the teaching of decolonial design in Brazil, namely: transgressive educators; pedagogical actions included in the practice of design project; projects linked to the context; to seek other epistemological directions; to understand the historical past by valuing the collective memories of resistance movements; the Brazilian teaching of decolonial design asserting itself as a political utopia.porEnsino de design no BrasilDesign DecolonialPedagogia DecolonialDesign teaching in BrazilDecolonial DesignDecolonial PedagogyDesign Decolonial: Contribuições ao pensamento crítico e projetual no ensino de design no Brasildoctoral thesis101606680