Simão, Marco António Alveirinho CabritaMiao, Catarina Chen2020-04-162020-04-162019http://hdl.handle.net/10451/42896Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2019Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi um compositor considerado génio e cujas obras são reconhecidas internacionalmente. Contudo, nem todos têm conhecimento do seu sofrimento com a surdez progressiva e debilitante durante grande parte da sua vida. Muitos foram os autores ao longo dos anos que analisaram a biografia médica de Beethoven e que formularam hipóteses diagnósticas. Provavelmente terá sido a curiosidade para com a possibilidade de conciliar duas condições antagónicas, a surdez e a composição musical, que impulsionou muitos dos trabalhos. Numa perspetiva mais objetiva, a história de Beethoven é descrita como um caso clínico, com base em excertos traduzidos para inglês de cartas, testemunhos de contemporâneos e biografias. São sistematizadas as hipóteses diagnósticas mais abordadas na comunidade científica, que procuraram encontrar uma única patologia para o quadro multiorgânico de Beethoven, mas apenas as que mais provavelmente explicariam a surdez. Por último, foi realizada uma síntese da literatura relativa à influência da surdez no processo criativo da composição musical, nomeadamente no caso de Beethoven. Embora não seja possível confirmar nenhuma etiologia para a(s) patologia(s) desta figura histórica, hipóteses como a de otosclerose e surdez neurossensorial autoimune prevalecem. Por outro lado, apesar do conhecimento científico da organização cortical da informação auditiva ainda ser incompleto, sabe-se que o músico não necessita do estímulo auditivo para confirmar as suas ideias musicais, tal como Beethoven não terá precisado. A evolução da sua música terá provavelmente resultado de um conjunto de fatores físicos, psicológicos e sociais. Este caso é desafiante, uma vez que poderemos nunca perceber a evolução das obras de Beethoven na ausência da incapacitante surdez.Ludwig van Beethoven (1770-1827) was a composer considered a genius and whose works are internationally recognized. However, not everyone has the knowledge of his struggle with the progressive and debilitating hearing loss for the most part of his life. There have been many authors throughout the years who analyzed the medical biography of Beethoven and who formulated diagnostic hypotheses. Probably it was the curiosity of the possibility to conciliate two antagonistic conditions, the hearing loss and the music composition, that drove many works. In a more objective perspective, the history of Beethoven is described as a clinical case, based on excerpts translated to English from letters, fellow testimonies and biographies. The most discussed diagnostic hypotheses in scientific community are summarized, the ones which tried to find one single explanation for the multiorgan panel of Beethoven and nevertheless the ones that most probably explain the hearing loss. Last of all, it was made a synthesis of the literature concerning the influence of hearing loss in the creative process of music composition, notably in the case of Beethoven. Although it isn’t possible to confirm any of the etiologies for the pathology(ies) of this historic figure, hypotheses as otosclerosis and autoimmune neurosensorial hearing loss prevail. In addition, despite the yet incomplete scientific knowledge of cortical organization for the auditive information, it is known that a musician does not need the auditive feedback to confirm his musical ideas, as Beethoven must not have needed. The evolution of his music must probably have been the result of a series of physical, psychological and social factors. This is a defying case, because we may never understand the evolution of Beethoven’s works in the absence of the disabling hearing loss.porBeethovenSurdezAudiçãoPercepção musicalEstimulação acústicaOtorrinolaringologiaA surdez e a música : o caso de Beethovenmaster thesis202414493