Samagaio, AntónioCarvalho, Tânia Margarida da Costa2017-10-262017-10-262011-11Carvalho, Tânia Margarida da Costa (2011). "How can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit market". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.http://hdl.handle.net/10400.5/14198Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisO presente estudo pretende analisar como é que os novos auditores conseguem sobreviver e competir, com as empresas já instaladas no mercado. Para esse efeito, o estudo dirigiu-se aos auditores em detrimento do método seguido em estudos anteriores em que se analisa a relevância dada pelos clientes a certas características do auditor. Baseado em dados obtidos através de inquérito junto de 28 novos auditores que estão a exercer a profissão, os resultados mostram que a confiança dos clientes e stakeholders, confidencialidade dos dados, honorários, relações com a administração da empresa e o network de contactos são fundamentais para que o auditor possa competir. Por outro lado, os resultados evidenciam que na maior parte das situações não existe uma estratégia definida pelos novos auditores. Esta situação poderá explicar em parte as dificuldades em competir no mercado. No entanto, os resultados sugerem alguma importância a indicadores relacionados com uma estratégia de diferenciação, nomeadamente, a capacidade de oferecer vários serviços e de procurar atingir alguma singularidade nos serviços prestados. Por último, os auditores que exercem a sua actividade através de uma firma de auditoria revelam que o crescimento da actividade está de acordo com as expectativas iniciais.This study aims to examine how the new auditors can survive and compete with companies already established in the market. To this end, the study addressed the auditors rather than the method used in previous studies in which we analyze the importance given by customers to certain characteristics of the auditor. Based on data obtained through survey of 28 auditors who are new to practice, the results show that the confidence of customers and stakeholders, data confidentiality, fees, relations with the company management and network of contacts that are critical to the auditor can compete. On the other hand, the results suggest that in most situations there is a strategy defined by the new auditors. This may partly explain the difficulties in competing in the market. However, the results suggest some important indicators related to a differentiation strategy, including the ability to offer various services and seek to achieve any uniqueness in the services provided. Finally, auditors who carry out their activity by an accounting firm revealed that the growth in activity is in line with initial expectations.engAuditoresStartupsPerformanceAuditorsHow can young audit firms survive and grow? Evidence for the Portuguese audit marketmaster thesis