Gonçalves, Vítor da ConceiçãoÁguas, Paulo2022-02-112022-02-111995Gonçalves, Vítor da Conceição e Paulo Águas .1995. "A abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turístico". Instituto Superior de Economia e Gestão. Departamento de Gestão /Cadernos de Económicas /Documento de trabalho nº 1-95http://hdl.handle.net/10400.5/23458O ciclo de vida é, actualmente, um conceito bastante difundido, tanto ao nível do marketing como do posicionamento estratégico, embora com aplicação relativamente reduzida devido a dificuldades de operacionalização. Com este trabalho pretende-se contribuir para um melhor esclarecimento do conceito e para a sua efectiva aplicação, em particular ao produto turístico. O trabalho encontra-se estruturado em dois grandes blocos. No primeiro bloco desenvolve-se o quadro conceptual de referência para aplicação prática no segundo bloco. Assim, começa-se por definir o objecto (produto turístico) para depois se apresentar e discutir o conceito do ciclo de vida com a explicação das diferentes fases e respectivas implicações estratégicas. A anteceder o estudo do caso Algarve faz-se referência a propostas de métodos para identificação da fase.porTurismoMarketing estratégicoCiclo de vidaPortugalAlgarveA abordagem do ciclo de vida. Aplicação ao produto turísticoworking paper