Mendonça, António2025-01-302025-01-302005Mendonça, António .(2005). “O processo de Bolonha e o ensino de economia em Portugal: algumas reflexões” 1º Congresso Nacional dos Economistas, Ordem dos Economistas. Porto, 27, 28 e 29 de Outubro, 2005.http://hdl.handle.net/10400.5/97950Nesta comunicação pretende-se discutir as consequências do processo de Bolonha sobre o ensino e a formação em economia em Portugal tendo como referência três ordens de questões fundamentais: Em primeiro lugar, a duração dos ciclos de formação (3+2+3 ou 4+1+3) e a obtenção de competências para o exercício da profissão de economista. Em segundo lugar, a criação de um espaço europeu de ensino superior e a sua adequação à diversidade das situações nacionais. Em terceiro lugar, a preservação da autonomia científica e pedagógica das Escolas e a necessidade de reforçar a ligação ao mundo económico e empresarial. Em complemento discutir-se-á o papel da Ordem dos Economistas, no processo de ajustamento em curso das Escolas e demais instituições nacionais e a necessidade da sua própria adaptação institucional às mudanças que vierem a ser introduzidas na formação de economistas e gestores. .porEnsino superiorPolítica de educaçãoProcesso de BolonhaCiclos de formaçãoEconomistasAutonomia cientifica e pedagógicaLigação à economia e às empresasPortugalO processo de Bolonha e o ensino de economia em Portugal: algumas reflexõesconference object