Melo, M Benedita Portugal E2012-08-272012-08-272003Democratização Escolar: Intenções e Apropriaçõeshttp://hdl.handle.net/10451/6848Procurando dar resposta à questão “como é que os media participaram na construção de uma imagem pública de ‘escola para todos’ desde 1974 até 1999?” procura-se sistematizar, na primeira parte deste artigo, os contributos teóricos de dois paradigmas que estudaram a lógica de funcionamento e os efeitos da comunicação social: “estudos produtivos” e “agenda-setting”. A partir da pesquisa documental realizada – análise de todos os programas de ‘grande informação’, transmitidos pela RTP, em horário nobre, desde o 25 de Abril de 1974 até ao final de 1999, no canal 1 e 2 – examina-se a importância que foi concedida pela RTP ao tema educação no conjunto da informação não diária; em que medida é que o tema da ‘escola para todos’ foi assumido como relevante pela RTP no período imediatamente seguinte ao 25 de Abril de 1974; o modo como a tematização realizada pela RTP sobre a educação acompanhou a própria evolução do conceito de ‘escola para todos’. Por fim, reflecte-se sobre os possíveis efeitos na opinião pública das representações sociais produzidas e transmitidas pela RTP sobre o sistema educativo português durante aquele período de tempo.por‘Escola para todos’AgendamentoTematizaçãoRTPDe que se fala quando se fala na "escola para todos"? Uma análise da programação da RTP - 1974 a 1999book part