Pintassilgo, Joaquim2011-09-062011-09-062006Cadernos de História da Educação, Vol. 5 (2006)http://hdl.handle.net/10451/3998O ambiente cultural português do final do século XIX e primeiras décadas do século XX foi propício ao desenvolvimento das preocupações com a educação popular e com a divulgação científica e cultural. Concretizam-se, então, várias experiências nesse terreno, de que é exemplo a Academia de Estudos Livres, objecto do nosso estudo, fundada em 1889 e que se define, a partir de 1904, como Universidade Popular. Esta associação assegurou o funcionamento de uma escola e dinamizou actividades diversificadas na área da chamada extensão cultural - cursos, conferências e visitas de estudo. A Academia dedicou-se também à edição de publicações, com destaque para os Anais da Academia de Estudos Livres - Universidade Popular (1912-1916), que contêm artigos sobre temáticas e práticas educativas então consideradas relevantes ou inovadoras, para além de informações sobre as actividades desenvolvidas pela Academia. É esta revista que se assume como fonte do presente estudo.porEducação popularVulgarização científica e culturalUniversidade popularImprensa de educação e ensinoRenovação pedagógicaImprensa de Educação e ensino, Universidades Populares e renovação pedagógicajournal article