Camões, José António Camilo GuerreiroSousa, Francisco Bruno de2025-02-282025-02-282024-11-222024-09-11http://hdl.handle.net/10400.5/98913Este trabalho é fruto da análise de uma experiência dramatúrgica e cênica a partir da Farsa da Lusitânia , de Gil Vicente, em um ateliê intitulado Teatro e Coreografia com adolescentes internadas no centro educativo Navarro de Paiva em Lisboa. Através da contextualização e da apropriação de estruturas dramáticas e temas presentes na obra, criou se um plano pedagógico de atividades focalizado na farsa com o gênero teatral. Foram escolhidos, adaptados, criados e experimentados jogos dramáticos, dinâmicas corporais, atividades lúdicas, iluminuras vivas , exercícios com máscara neutra, composição de coreografias, rodas de leitura e de dança, tendo como um dos objetivos a criação de um novo aito ao gosto das adolescentes participantes.This dissertation is the result of the analysis of a dramaturgical and theatrical experiment based on Gil Vicente’s Farce of Lusitania during a workshop entitled Theatre and Choreography, designed for the girls interned in the Navarro de Paiva Educational Centre, in Lisbon. Through the contextualisation and the appropriation of the play’s structures and themes, a plan of pedagogical activities was devised, focusing on the farce as a theatrical genre. Role-playing games were chosen, adapted, or created and then tested, along with corporal dynamics, recreational activities, enluminures vivantes, exercises with neutral masks, choreographic routines, reading and dancing circles, with the aim, among others, of creating a new play to suit the tastes of the adolescent girls that took part in the project.porFarsa da Lusitânia ou Os conflitos dramáticos das jovens que anseiam por liberdademaster thesis203742940