Oliveira, Sandra Miranda deSilva, Rui Correia daMota, JoãoQuilende, Manuel Machado2024-12-042024-12-042024Quilende, Manuel Machado (2024). "A marca país e a atração de investimento direto estrangeiro : o caso de Angola". Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.http://hdl.handle.net/10400.5/95933Doutoramento em GestãoO presente estudo aborda a temática da marca-país e a atração de investimento direto estrangeiro, aplicado ao caso de Angola. O objetivo é o de contribuir para a compreensão da perceção que os empresários e investidores possuem relativamente aos determinantes da marca-país que mais influenciam, aquando da escolha de Angola como local de investimento. Com o intuito de se atingir os objetivos do estudo e responder às questões de investigação e às hipóteses, foi utilizado o método quantitativo que teve uma abordagem exploratória e descritiva. Para o efeito, utilizou-se uma amostragem não probabilística por conveniência, tendo-se recolhido dados numa amostra total de 455 investidores. Os inquiridos responderam, online e presencialmente, a um questionário desenvolvido para o estudo. Os resultados revelam que os investidores inquiridos têm de Angola uma imagem global positiva. A análise da correlação mostra-se moderada e positiva entre as dimensões da imagem da marca-país e as dimensões da variável de atração de oportunidades de investimento. Da análise de regressão linear efetuada, foi possível identificar os determinantes da imagem da marca-país que mais influenciam a atração de oportunidades de investimento direto estrangeiro em Angola, nomeadamente a dimensão do turismo, a dimensão da exportação e investimento, a dimensão dos valores e práticas culturais e a do quadro regulamentar.This study addresses the issue of country branding and the attraction of foreign direct investment, applied to the case of Angola. The aim is to contribute to understanding the perception that entrepreneurs and investors have regarding the country-brand determinants that that most influence them when choosing Angola as an investment location. With the aim of achieving the study´s objectives and answering the research questions and hypotheses, we used a quantitative method with an exploratory and descriptive approach. For this purpose, a non-probabilistic convenience sample was used and data was collected from a total sample of 455 investors. The respondents answered a questionnaire developed for the study, both online and in person. The results reveal that the investors surveyed have an overall positive image of Angola. The correlation analysis shows a moderate positive correlation between the dimensions of the country brand and the dimensions of the attraction variable of the motivation for foreign direct investment. From the linear regression anslysis carried out, it was possible to identify the country brand determinants that most influence the attraction of foreign direct investment in Angola, namely the tourism dimension, the export and investment dimension, the cultural values and practices dimension and the regulatory framework dimension. The results show that most investors choose to invest in Angola because of market demand.porMarca-paísInvestimento Direto EstrangeiroImagem do PaísLocal de InvestimentoAngolaCountry BrandForeign Direct InvestmentmCountry ImageInvestment LocationAngolaA marca país e a atração de investimento direto estrangeiro : o caso de Angoladoctoral thesis