Marujo, Helena ÁguedaMonteiro, Ana Rita Chaves2017-01-202017-01-202016-12-07http://hdl.handle.net/10400.5/13026Dissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos HumanosA elevada quantidade de tempo que despendemos no ambiente laboral, dá sentido à introdução do conceito de felicidade no trabalho, tanto do ponto de vista individual, como organizacional, uma vez que este assume grande relevo na vida quotidiana da maioria das pessoas. Sendo o trabalho concretizado, na maioria dos casos, em rede de relação com outros, perspetivar a felicidade enquanto uma vivência dependente dos bens relacionais, e de bens relacionais sustentados na autenticidade, parece-nos relevante como indutor de práticas construtivas para quem está na posição de gerir pessoas em organizações de trabalho. O presente estudo apresenta assim como propósito responder à questão de investigação “Como é que a presença dos bens relacionais caracterizados pela autenticidade contribui para a Felicidade no Trabalho?”. Neste sentido, assente numa abordagem qualitativa, foi realizado um estudo a dez participantes da Indústria Hoteleira de forma a compreender se as relações interpessoais (denominadas bens relacionais) sustentados pela autenticidade contribuem para a Felicidade no Trabalho. Concluímos que sim, uma vez que o aspeto relacional é claramente evidenciado. No que diz respeito à autenticidade das relações, esta é sinónimo de genuinidade e empatia, tornando os colaboradores mais próximos. Nesta linha, verificámos que a relação com os outros constitui um bem, e que marcada pela autenticidade, contribui para a Felicidade no Trabalho.The high amount of time we spend in the work, gives meaning to the introduction of the concept of happiness at work, both from the individual point of view, and organizational, as this is of great importance in the daily lives of most people. And the work accomplished, in most cases, network connection with others, happiness as an experience dependent on relational goods, and relational goods sustained in authenticity, it seems relevant to induce constructive practices for those in position to manage people in work organizations. The present study has as purpose to answer the research question "How does the presence of relational goods characterized by authenticity contributes to Happiness at Work?”. In this sense, based on a qualitative approach, a study was conducted to ten participants of the Hotel Industry in order to understand whether interpersonal relationships (called relational goods) authentic contribute to Happiness at Work. We conclude so, since the relational aspect is clearly evident and as regards the authenticity of the established relationships, it is synonymous with genuineness and empathy, making nearby employees. In this line, we have found that the relational goods, in which the relationship with others is a good, marked by authenticity contribute to Happiness at Work.porBens relacionaisautenticidadeFelicidade no trabalhoRelational goodsauthenticityHappiness at WorkA importância dos bens relacionais sustentados pela autenticidade:revisitar a felicidade no trabalhomaster thesis201511193