Marques, J. H. Ferreira, 1936-2015Carvalho, Maria Antonieta2017-05-302017-05-301993http://hdl.handle.net/10451/27874Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1993"Estamos firmemente convictos de que a a finalidade última do exame psicológico em contexto educativo é a de promover o bem-estar das crianças que são examinadas" afirma George Helton no prefácio de uma sua obra sobre avaliação psicológica (Helton et. al. , 1982, p.XV). Na mesma convicção se alicerça este trabalho. Na sua origem estão preocupações de natureza cientifica, pedagógica e moral, decorrentes de uma longa prática de actividade docente da autora, no 1º Ciclo do Ensino Básico, e do confronto com múltiplas e complexas situações de insucesso que a Escola parece impotente para solucionar. Preocupações acrescidas com a actual participação na formação de Professores e a consciência de que o problema do insucesso lhes levanta algumas das mais dramáticas interrogações sobre a eficácia da sua intervenção e sobre o próprio papel da Escola no desenvolvimento do aluno. A investigação que se apresenta pretendeu explorar uma das possíveis vias de acesso à compreensão do fenómeno do insucesso: a relação entre a inteligência e o rendimento escolar. É sabido que se encontram diferenças notáveis no domínio das aquisições escolares entre crianças que recebem o mesmo tipo de ensino, e que essas diferenças são imputadas, em larga escala, às competências cognitivas, se bem que se reconheça que uma variedade considerável de aspectos psicológicos, de natureza não intelectual, interferem no rendimento académico. Estimar o capital de conhecimento e capacidades de que a criança dispõe para se defrontar com as exigências escolares afigura-se um passo importante para compreender o seu desempenho. A psicologia diferencial tem-se interessado em esclarecer as diferenças entre as pessoas e os grupos elegendo como instrumento privilegiado de observação os testes psicológicos. Devido à relação consistentemente encontrada entre nível intelectual e rendimento escolar, os testes de aptidão geral contam-se entre os mais utilizados na área da educação . Com efeito, os resultados nos testes de inteligência afirmam-se como bons preditores do sucesso escolar e, em particular, o índice de capacidade intelectual geral, que é expresso por um quociente de inteligência, tem-se revelado como um indicador fiável das capacidades de resposta das crianças às exigências da aprendizagem formal. A aplicação de escalas de inteligência em contexto educativo implica geralmente a opção por provas colectivas que permitem a avaliação simultânea de vários alunos e maior objectividade e rapidez no apuramento dos resultados. A opção comporta os riscos inerentes às aplicações em grupo, com prejuízo para a recolha de dados qualitativos pessoais de interesse para a caracterização do sujeito. Dispõe-se actualmente no nosso país de uma bateria colectiva de inteligência - a Escala Colectiva de Nível Intelectual (ECNI) - da autoria de Pierre Benedetto, que foi adaptada para a população portuguesa, e se destina à avaliação de crianças escolarizadas, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, a frequentar o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Afigurou-se oportuno, na perspectiva que anima este trabalho, averiguar o valor preditivo dos resultados obtidos com essa Escala, em termos do sucesso na escola. Constitui-se, assim, objectivo da presente investigação o estudo da relação entre o nível intelectual, avaliado pela Escala Colectiva de Nível Intelectual, e os resultados escolares, obtidos através da classificação atribuída pelo professor, O estudo incide sobre uma amostra de alunos do 1º e do 3º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico, e utiliza os Cadernos I e II da referida Escala.porTeses de mestrado - 1993Processo educativoAprendizagemRendimento dos alunosInteligênciaEnsino básicoInteligência e rendimento escolar : um estudo realizado no 1º ciclo do ensino básico com a escala colectiva de nível intelectualmaster thesis