Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Faria, Rui Miguel Lopes Brogueira de Jesus2025-07-292025-07-292024-11-292024-10-08http://hdl.handle.net/10400.5/102487Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2024, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste trabalho tem como objetivo conhecer de que forma uma abordagem STEM na aprendizagem do tópico “Dinâmica” contribui para o processo de aprendizagem dos alunos. Mais especificamente, a investigação a realizar sobre a prática de ensino pretende responder a três questões orientadoras, relativas à eventual mudança de atitudes dos alunos, à evolução da capacidade de resolução de problemas e, por último, às aprendizagens realizadas e principais dificuldades dos alunos. Neste sentido, foi desenvolvida uma proposta de intervenção didática, baseada em tarefas, nas quais os conceitos são introduzidos a partir de situações reais, num contexto STEM, sendo os alunos convidados a articular estes novos conceitos com os seus conhecimentos anteriores, numa abordagem colaborativa e de construtivismo social, com o objetivo de dar resposta às questões colocadas. A proposta didática consiste, na implementação de um conjunto de tarefas, com uma duração total de 12 tempos letivos, entre março e maio de 2021. Na sequência do contexto pandémico que se viveu nessa altura, as tarefas iniciais foram implementadas por videoconferência, e utilizando ferramentas colaborativas digitais. Neste trabalho é adotada uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo aos seguintes métodos de recolha de dados: documentos escritos (pré-teste e pós-teste, produções escritas elaboradas pelos alunos) e observação participante. Os participantes pertencem a uma turma de alunos do ensino secundário (12.º ano), de uma escola da área da grande Lisboa. A turma é composta por 28 alunos, de idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos. Conclui-se que a capacidade de resolução de problemas tem uma ligeira evolução positiva, e que a utilização de componentes STEM contribui para o interesse, envolvimento e motivação dos alunos. Os principais conceitos são bem compreendidos, no entanto foram detetadas algumas dificuldades dos alunos ao nível da identificação vetorial das forças de ligação.The objective of this investigative work is to understand how a teaching STEM approach may contribute to the learning process of students, regarding the topic “particle dinamics”. More specifically, the investigation taken under the surveyed teaching practice aims to answer to three orientation questions, regarding the change in students´ attitude when involved in a STEM education approach, student development of problem-solving capabilities, and learning results, as well as the main difficulties students face during the learning process. It was planned and implemented a didactic intervention, based in tasks, in which the new concepts are introduced by real situations, in a STEM approach. Students are invited to mobilize new concepts with previous knowledge, in a collaborative and social constructivism environment, in search for answers to the questions posed by the real situations under study. This didactic plan had a total implementation time of 12 classroom hours, between March and May 2021. Due to pandemic social context, the first activities were implemented remotely by videoconference, using collaborative digital tools. It is adopted a qualitative research approach, using written documents (pre-test and post-test, written materials by the students when working in the tasks in small 3 to 4-element groups, as well as participant observation. Participants are a class of 12th grade students, composed by 28 students aged 17 to 19 years-old, from a school in Lisbon metropolitan area. We may conclude that problem-solving capabilities present a positive evolution, and the utilization of a STEM environment contributes to the interest, involvement and motivation of the participant students. New concepts are easily learned, however several difficulties were detected, mainly regarding the correct identification and vector representation of forces.porEducação STEMAprendizagemResolução de problemasDificuldades escolaresMotivação dos aunosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2024Abordagem STEM no ensino do tópico "Dinâmica da particula"master thesis