Loss, AdrianaCaetano, Ana2018-04-132018-04-132018Loss, A., & Caetano, A. P. (2018), A autoformação do profissional da educação e formação. Um processo de desenvolvimento pessoal, social e profissional. In J. Pinhal, C. Cavaco, M. J. Cardona, F. A. Costa, J. Marques, & A. R. Faria (Orgs.), Atas do XXIV Colóquio da AFIRSE - A escola: Dinâmicas e atores (pp. 1026-1035). Lisboa: AFIRSE/Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.978-989-8272-31-7http://hdl.handle.net/10451/32784Colóquio realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro de 2017Sabemos que para o significativo desempenho profissional, na área da Formação de professores e educadores, é imprescindível o desenvolvimento da consciência de si, da consciência da relação com o outro e da consciência profissional. Neste sentido, propusemos realizar uma formação continuada para o desenvolvimento das dimensões pessoal, social e profissional em que, a partir da investigação-formação, se pretendia simultaneamente desenvolver, regular e compreender os processos formativos em curso. Os objetivos da pesquisa foram: a) identificar, nas vivências de autoformação, os processos formativos que contribuem para o desenvolvimento do sentido do cuidado ao educador; b) compreender as repercussões das vivências nas dimensões intra e interpessoais e éticas do Ser educador; c) destacar as contribuições da autoformação para a profissão do ser educador. O estudo teve como enquadramento teórico reflexões acerca da formação de professores e educadores a partir de Josso, Nóvoa, Caetano e Estrela. O estudo empírico teve como público alvo professores, educadores e estudantes de Pedagogia na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS/Brasil) e, estudantes e diplomados dos mestrados do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa). A recolha de dados ocorreu a partir dos encontros organizados em oficinas ou sessões de autoformação estruturadas em três módulos, assim intitulados: Consciência de si; Consciência da relação com o outro; e Consciência profissional. As oficinas foram constituídas de atividades de autoconhecimento, de leituras de textos, de reflexão e de expressão a partir de diferentes linguagens: narrativas orais e escritas, movimentos do corpo a partir da dança, teatro, desenho, poesia e jogos cooperativos. Os resultados da pesquisa revelaram que os trabalhos pedagógicos de autoformação permitiram aos participantes o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.porFormação de professoresAutoformaçãoFormação éticaA autoformação do profissional da educação e formação. Um processo de desenvolvimento pessoal, social e profissionalconference object