Magalhães, Justino2021-03-102021-03-102019-12Magalhães, J. (2019). Municípios e Educação. Sarmiento: Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 23, 5-10. https://doi.org/10.17979/srgphe.2019.23.0.5856http://hdl.handle.net/10451/46761No decurso do período moderno e com maior incidência no período contemporâneo, na sequência das revoluções liberais e republicanas e no quadro dos regimes democráticos actuais, os municípios constituíram e constituem instância de representação e desenvolvimento. São formados por população, território, poder administrativo e capacidade económico-financeira. Comportam poder de decisão. No campo da educação, são instâncias com legitimidade meta-educativa, nomeadamente em matéria de costumes, cidadania, consulta e decisão, oferta escolar. São constitutivos da memória colectiva e de identidade social e individual. Este Dossier temático da Revista Sarmiento incide sobre Municípios e Educação, numa perspectiva histórico-pedagógica, transversal a diferentes países, mas centrada no município, associado aos planos local e regional. Nasce deste olhar uma universalidade proporcionada pelos Estados-Nação na construção do Ocidente Escolar. Mas a observação focada nos locais e nas regiões, representados pelos municípios em Portugal, Brasil, Espanha revela sensibilidades próprias.porMunicípiosEducaçãoEspanhaBrasilPortugalEducaciónHistoriaPedagoxiaEscolarizaciónMunicipiosMunicípios e EducaçãoMunicipios e Educaciónjournal articlehttps://doi.org/10.17979/srgphe.2019.23.0.58562659-9589