Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Nascimento, Susana Lemos Ferreira de2025-05-132025-05-132023-12-192023-10-08http://hdl.handle.net/10400.5/100647Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoIntegrado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, este relatório é baseado na prática de ensino supervisionada de uma Unidade Didática (UD), implementada em Desenho A a uma turma de 11.º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, no Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, no ano letivo 2020/2021. Este projeto foi orientado científica e pedagogicamente pela Professora Doutora Ana Isabel Sousa, docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e sob a cooperação de Professora e Mestre Marta Neto, docente no colégio supra referido. A estrutura do relatório compreende uma primeira parte de cariz teórico e reflexivo, que consubstancia os conhecimentos necessários à planificação da UD; e uma segunda parte centralizada na sua implementação, que compreenderá o registo fotográfico do trabalho desenvolvido, as considerações por nós tecidas em torno da observação, análise e conclusões dos processos e resultados obtidos. Utilizando como referência o desenho intitulado Cinco Peles (1997), do artista austríaco Friedensreich Hundertwasser, cuja obra refletiu as suas fortes convicções humanistas e ambientalistas, foi solicitado aos alunos de Desenho A do 11.º ano um olhar sobre o seu “eu” enquanto corpo físico e mental, entre o passado e o futuro, o interno e o externo, o cultural e o ecológico, o micro e o macro, o eu e o cosmos, através de uma representação reflexiva expressa em vários materiais e suportes. Os principais objetivos desta UD centraram-se numa compreensão holística do corpo e dos diversos corpos de que este se reveste, numa tentativa de estabelecer pontes, através da prática artística, com um período da vida, a adolescência, no qual a busca pela identidade pessoal é determinante. No culminar desta UD, pudemos aferir que o conceito original de Cinco Peles, defendido por Hundertwasser, permitiu a abertura a um campo híbrido de experiências gráficas, plásticas e poéticas, onde cada aluno, de uma forma autónoma e consciente do seu ritmo e do seu processo de trabalho, pôde tomar consciência e vivenciar a descoberta de diferentes aspectos de si próprio e dos outros, numa relação holística, através do desenho.As part of the Master's Degree in Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, this report is based on the supervised teaching practice of a Didactic Unit (UD), implemented in Drawing A for an 11th grade class of the Scientific-Humanistic Course in Visual Arts, at the Colégio do Sagrado Coração de Maria, in Lisbon, in the 2020/2021 school year. This project was scientifically and pedagogically guided by Professor Ana Isabel Sousa, a lecturer at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon, and under the cooperation of Professor and Master Marta Neto, a lecturer at the aforementioned school. The structure of the report comprises a first part of a theoretical and reflective nature, which consolidates the knowledge needed to plan the UD; and a second part focused on its implementation, which will include the photographic record of the work carried out, the considerations we have made about the observation, analysis and conclusions of the processes and results obtained. Using as a reference the drawing entitled Five Skins (1997) by Austrian artist Friedensreich Hundertwasser, whose work reflected his strong humanist and environmentalist convictions, 11th grade Drawing A students were asked to look at their "self" as a physical and mental body, between the past and the future, the internal and the external, the cultural and the ecological, the micro and the macro, the self and the cosmos, through a reflective representation expressed in various materials and media. The main objectives of this UD were centered on a holistic understanding of the body and the various bodies it covers, in an attempt to establish bridges, through artistic practice, with a period of life, adolescence, in which the search for personal identity is critical. At the end of this UD, we were able to see that the original concept of Five Skins, defended by Hundertwasser, allowed us to open up a hybrid field of graphic, plastic and poetic experiences, where each student, autonomously and aware of their own pace and work process, was able to become aware of and experience the discovery of different aspects of themselves and others, in a holistic relationship, through drawing.porDesenhoIdentidadeCultura visualArtes visuaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2023Camadas de mim : corpo, desenho e identidademaster thesis