Queiroz, JoãoFrade, IsabelaCalado, MargaridaGarcía González, SilviaTasquetto, Angélica D'AvilaMendonça, ElisaHenriques, SandraMatalonga Jorge, SofiaBento, Armando Augusto Dias CastroMachado, Ana Filipa Sérgio RomãoAfonso, Salomé FerreiraZanini, GinaSchvambach, JanainaBila, MariaTrindade, José PedroBahia, SaraLiberato, Aline Fernanda Huber VicentePEREIRA, CLAUDIA MATOSTrindade, Sueli PerazzoliSopelsa, OrtenilaMaddonni, AlejandraFernandes, Sandra Isabel RosadoNogueira, Susana Gabriela MarquesAdrover, Magdalena JaumeGuimarães, Alexandre Henrique MonteiroBonilha, Caroline LealReis, Jorge dosSouza, João Wesley de2022-01-252022-01-2520142182-97562182-9829http://hdl.handle.net/10451/50988O terceiro número da Revista Matéria-Prima afirma-se como mais uma plataforma de disseminação e de registo na área da educação e ensino artísticos. Ao propor-se o desafio da Matéria-Prima está a lançar-se um repto de intervenção e partilha a três tipos de intervenientes na educação pela arte: — Os professores, profissionais experimentados; — Os que se iniciam na profissão, através da frequência de mestrados e estágios formativos; — Os investigadores e professores universitários desta área. Esta chamada coloca em cima da mesa a partilha das experiências didácticas em sala de aula, a pesquisa sobre práticas profissionais. Experiências, algumas bem-sucedidas, outras menos, porventura, todas com um mérito substancial, que é a vontade de estabelecer comunidade entre os interessados pela educação artística. Este conjunto de textos poderá ajudar a cartografar práticas que se observam bastante distintas, entre as realidades dos países representados, Portugal, Espanha, Brasil, Argentina. Observa-se também que a prática dos educadores está longe de ser homogénea. É surpreendente determinar as diferenças entre contextos e regiões. Se umas são mais metódicas, e por isso consistentes, outras abrem-se à descoberta. Em todas um ponto de encontro: a revista Matéria-Prima, que assim assume cada vez mais o seu nome como um desígnio de intervenção.porArteEstudo e EnsinoPeriódicosMatéria-Prima, vol.2, nº3 (Jan./Jun. 2014)Práticas artísticas no ensino básico e secundárioother