Rodrigues, Ana Luísa2018-07-202018-07-202016Rodrigues, A. L. (2016). A integração pedagógica das tecnologias digitais na formação ativa de professores. In N. Pedro, A. Pedro, J. F. Matos, J. Piedade, & M. Fonte (Orgs.), IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 - Digital Technologies & Future School (pp. 708-720). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.978-989-8753-36-6http://hdl.handle.net/10451/34308Congresso realizado nos dias 8, 9 e 10 de Setembro de 2016, em Lisboa, no Instituto de Educação da Universidade de LisboaO presente artigo, baseado numa investigação de doutoramento, tem como propósito apresentar as bases teóricas e práticas de um modelo específico de formação de professores – a Formação Ativa – que permita a integração pedagógica das tecnologias digitais e a inovação nos processos de ensino-aprendizagem e que, simultaneamente, contribua para o desenvolvimento profissional docente. Este modelo de formação, fundamentado em correntes pedagógicas identificadas, caracteriza-se por uma gestão flexível do processo formativo com utilização de metodologias e estratégias ativas de aprendizagem que potenciem a construção de competências dos professores para o seu desenvolvimento humano integral e sustentável e, em simultâneo, através de um processo de isomorfismo, a transferência de competências para os seus alunos. Potencia a transversalidade relativamente às áreas curriculares e afirma ainda que os estudantes são os construtores em interação social do seu próprio conhecimento. Com base numa abordagem predominantemente qualitativa, no trabalho empírico foi utilizada uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação, tendo sido complementarmente realizados estudos exploratórios, inquéritos por entrevista e questionário aos professores e alunos de uma determinada comunidade educativa, onde se implementou, ao longo de um ano, um conjunto de três oficinas de formação de professores, enquadradas no Sistema de Formação e Certificação de Competências TIC. Dos resultados salienta-se uma perceção muito positiva da parte dos professores relativamente à importância da integração das tecnologias digitais em contexto educativo, e das suas vantagens ao nível da comunicação, aprendizagem e motivação. Contudo, evidenciaram-se também dificuldades e constrangimentos na sua integração, destacando-se a falta de tempo para formação e experimentação de tecnologias, a necessidade de apoio e formação adequada e a insuficiência de recursos tecnológicos para a sua utilização pelos alunos. Perspetiva-se a concretização de práticas inovadoras pelos professores nesta investigação e o desenvolvimento efetivo das suas competências na integração das tecnologias, com a criação de uma comunidade de prática.This article, based on a doctoral research aims to provide the theoretical and practical bases of a specific model of teacher training - the Active Formation - to allow the pedagogical integration of digital technologies and innovation in teaching and learning processes and that simultaneously contribute to the professional development of teachers. This training model, based on identified pedagogical trends, characterized by flexible management of the educational process with the use of methodologies and active learning strategies that enhance the construction of teachers' skills to their full and sustainable human development and, at the same time through an isomorphic process, the transfer of skills to their students. Boosts crosscutting relation to curriculum areas and also states that students are the builders in social interaction of their own knowledge. Based on a qualitative approach, the empirical work was used a methodology of research-action features, having been completely performed exploratory studies, surveys by interview and questionnaire to teachers and students of a particular school community, which was implemented over a year, a set of three workshops of teacher training, framed in training and ICT Skills Certification System. From the results it is noted a very positive perception of the teachers on the importance of integration of digital technologies in an educational context, and its advantages in terms of communication, learning and motivation. However, they also showed up difficulties and constraints on integration, highlighting the lack of time for training and experimentation technologies, the need for support and proper training and the lack of technological resources for use by students. Perspective is the implementation of innovative practices by teachers in this research and the effective development of their skills in the integration of technology with the creation of a community of practice.porFormação ativaFormação contínua de professoresTecnologias digitaisA integração pedagógica das tecnologias digitais na formação ativa de professoresThe pedagogical integration of digital technologies in the active formation of teachersconference object