Dal Forno, LetíciaVeiga, Feliciano HenriquesBahia, Sara2022-09-192022-09-192017Dal Forno, L., Veiga. F.H., & Bahia, S. (2017). Escala de caraterização da sobredotação: um estudo com educadores de infância portugueses e brasileiros. Sobredotação, 299-312.0875-0106http://hdl.handle.net/10451/54511Este estudo apresenta a elaboração e validação de uma escala que avalia as perceções dos educadores de infância acerca da sobredotação, expondo as características do desenvolvimento, da aprendizagem e das atitudes da criança que esses profissionais consideram referir-se com o conceito sobredotação. A escala não tem por objetivo identificar crianças como sobredotadas, mas sim analisar as perceções dos educadores de infância sobre o perfil de criança sobredotada. A investigação consistiu na elaboração de um instrumento, intitulado Escala de Caracterização da Sobredotação (ECS), com estudo das suas propriedades psicométricas. Participaram neste estudo 245 educadores de infância, de Portugal e do Brasil, de diferentes regiões, e de escolas públicas e privadas. Uma análise fatorial de componentes principais, com rotação varimax, permitiu observar uma estrutura tetra-fatorial, tendo em conta as saturações e respetiva semântica. Em termos de consistência interna, o alpha de Cronbach na amostra total foi de 0.92. A ECS apresentou qualidades psicométricas adequadas, quer em termos de fidelidade, quer de validade. Conclui-se que estamos perante uma escala com utilidade para futura investigação ao nível pré-escolar.porPerceção sobredotaçãoEducadoresLaboração de Escala de AvaliaçãoEscala de caraterização da sobredotação: um estudo com educadores de infância portugueses e brasileirosjournal article