Coelho, Rui Manuel PinaManuel, Pedro António Cardoso RodriguesPiva, Bruno Leal2025-01-022025-01-022024-11-222024-07-29http://hdl.handle.net/10400.5/96755Esta tese explora os desafios estéticos e pedagógicos sobre a presença e a ausência do ator na cena contemporânea, a partir das interações indissociáveis entre o humano e o inumano, rompendo dicotomias em quatro momentos estruturais. O primeiro compõe-se por um percurso trans-histórico dos estudos de teatro e de performance, amparado por teorias de artistas e de críticos do teatro. Com foco contínuo na indispensabilidade do “outro” nas inter-relações, inicialmente resgata-se a iminência do inumano como ator na produção de teatralidade, através de autômatos, maquinarias, marionetes e atmosferas oníricas, em compasso aos preconceitos contra a mimese humana. Contra a fixação ontológica de conceitos, confrontam-se e conectam-se ideias de teatralidade, de antiteatralidade e de performatividade, como movimentos interdependentes um do outro. Sob a égide da produção como percepção, e vice-versa, discutem-se a cena e as ações do ator, propondo-se uma teatralidade expandida operacional composta pelo cruzamento de arte, filosofia, ciência e tecnologia. No segundo momento, constroem-se pontes entre princípios norteadores de Kantor e Grotowski, por meio dessa teatralidade expandida aplicada às interações humano-inumano em suas fases artísticas, integrando disciplinas não artísticas influentes de seu tempo, especialmente a psicologia de Jung (inconscientes individual e coletivo), a fenomenologia de Merleau-Ponty (percepção) e de Lévinas (alteridade), além da interdisciplinaridade filosófica de Gumbrecht. O inumano estende-se a objetos, manequins, elementos da natureza, espectros, fantasmagoria, impulsos, matérias, entidades visíveis e invisíveis, mitos-arquétipos e inconsciente, e, reciprocamente com o humano, compõe um corpo-objeto. Princípios como fenômenos, guiarão e serão guiados no terceiro momento pela intermidialidade do teatro-cinema e do teatro robótico, que são representados por câmeras, imagens e robôs. Estes inumanos, mídias articuladas aos humanos, corpos-objetos, refletem a presença e os efeitos de ausência do ator no espaço cênico hipermidiático, propondo novos modos de sua presença com o apoio de filosofias mais recentes herdadas de Merleau-Ponty, como a de Lévy (virtual e inteligência coletiva) e a de Didi-Huberman (percepção), e iniciando o diálogo com outras plurais, como as teorias dos afetos (linhagem spinoziana/deleuziana) e do pós-humanismo. Com estas, as neurociências e a robótica, e sob os domínios HHI e HRI, ampliam-se no quarto momento, quando quatro espetáculos contemporâneos contribuirão para desenvolver a qualidade funcional da teatralidade expandida, operacionalizando ação e cena. Analisam-se as interações humano-inumano transdisciplinarmente em dois espetáculos com atrizes humanas e dois sem atores: 1) câmera, atriz e espectador, 2) máquinas, materialidades e espectador; 3) andronoide e espectador, 4) ginoide, atriz e espectador. Partindo das investigações entre teatro e neurociências de Gabriele Sofia, e duma neurofenomenologia que integra a neurociência cognitiva e a fenomenologia, sugere-se, em conclusão, a necessidade de criação duma neurofenomenologia do teatro, para fomentar a integração entre inteligência artificial e inteligência coletiva. Considera-se, assim, a conexão dos fenômenos, como os de Kantor e Grotowski, com ênfase em seus pensamentos sobre o objeto e as ações físicas, para uma transculturação e uma diversidade humana na regeneração teatral com todos os elementos inumanos, naturais e artificiais.This thesis explores the aesthetic and pedagogical challenges regarding the presence and absence of the actor in the contemporary scene, based on the inseparable interactions between the human and the inhuman, breaking dichotomies in four structural moments. The first consists of a trans-historical path of theater and performance studies, supported by theories from artists and theater critics. With a continuous focus on the indispensability of the “other” in inter-relationships, it initially rescues the imminence of the inhuman as an actor in the production of theatricality, through automata, machinery, puppets and dreamlike atmospheres, in step with the prejudices against human mimesis. Against the ontological fixation of concepts, ideas of theatricality, anti-theatricality and performativity are confronted and connected as interdependent movements. Under the aegis of production as perception, and vice versa, the scene and the actor's actions are discussed, proposing an operational expanded theatricality made up of the intersection of art, philosophy, science and technology. In the second moment, bridges are built between the guiding principles of Kantor and Grotowski, through this expanded theatricality applied to human-inhuman interactions in their artistic phases, integrating influential non-artistic disciplines of their time, especially Jung's psychology (individual unconscious and collective), the phenomenology of Merleau-Ponty (perception) and Lévinas (otherness), in addition to the philosophical interdisciplinarity of Gumbrecht.The inhuman extends to objects, mannequins, elements of nature, spectres, phantasmagoria, impulses, matter, visible and invisible entities, mytho-archetypes and the unconscious, and reciprocates with the human to form a body-object. Principles as phenomena will guide and be guided in the third moment by the intermediality of theatre-cinema and robotic theatre, which will be represented by cameras, images and robots. These inhumans, media articulated to humans, body-objects, reflect the presence and the effects of absence of the actor in the hypermedia scenic space, proposing new modes of his presence with the support of more recent philosophies inherited from Merleau-Ponty, such as Lévy's (virtual and collective intelligence) and Didi-Huberman's (perception), and initiating dialogue with other plural theories, such as theories of affect (Spinozian/Deleuzian lineage) and critical post-humanism. Together with these, neurosciences and robotics, and under the HHI and HRI domains, are expanded in the fourth moment, when four contemporary shows will contribute to developing the functional quality of expanded theatricality, operationalizing action and scene. Human-inhuman interactions are analysed transdisciplinarily in two shows with human actresses and two without actors: 1) camera, actress and spectator, 2) machines, materialities and spectator; 3) andronoid and spectator, 4) gynoid, actress and spectator. Based on the investigations between theater and neurosciences by Gabriele Sofia, and a neurophenomenology that integrates cognitive neuroscience and phenomenology, the conclusion suggests the need to create a neurophenomenology of theater to foster the integration between artificial intelligence and collective intelligence. Therefore, the connection between phenomena, such as those of Kantor and Grotowski, is considered, with an emphasis on their thoughts on the object and physical actions, for transculturation and human diversity in theatrical regeneration with all inhuman elements, natural and artificial.porKantor, Tadeusz, 1915-1990 - Crítica e interpretaçãoGrotowski, Jerzy, 1933-1999 - Crítica e interpretaçãoTeatralidadeTeatro - EstéticaInterdisciplinaridade - No teatroIntermidialidade - No teatroArtes do espectáculoArte da performanceArte dramáticaInteracção homem-robotCinema e teatroTeses de doutoramento - 2024Teatralidade expandida : presença e ausência entre corpos-objetos na cena contemporâneadoctoral thesis101714688