Loss, AdrianaCaetano, Ana2018-03-192018-03-192015Loss, A., & Caetano, A. P. (2015). A autoformação e a ética do ser educador. In XII EDUCERE - Congresso Nacional de Educação (pp. 38938-38951). Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná2176-1396http://hdl.handle.net/10451/32405Congresso realizado de 26 a 29 de Outubro de 2015, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em CuritibaO estudo “A autoformação e a ética do ser educador” apresenta-se como parte da investigação realizada no processo pós-doutoral, financiado pela CAPES, a partir do problema: Como a autoformação pode contribuir na formação ética do educador? O trabalho de investigação foi desenvolvido com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira (UFFS) e educadores em formação continuada e, com estudantes e educadores já diplomados da Universidade de Lisboa/Portugal (UL), tendo como objetivo geral, identificar a partir de vivências práticas as contribuições da autoformação para a construção ética do ser educador. O estudo constituiu-se a partir da metodológica da pesquisa-formação, fundamentada em Josso (2004), e que tem como procedimento as narrativas. Assim, a relevância do estudo encontra-se na necessidade dos cursos de formação de professores investirem em processos educativos e formativos do cuidado de si, do outro e da profissão. O cuidar tem haver com a nossa capacidade de comprometimento e responsabilidade com o outro. A partir do trabalho de investigação, consideramos que o cuidar permanente necessita estar presente na relação do Eu consigo mesmo, do Eu com o outro, do Eu com a natureza, o planeta/cósmico e na relação do Eu com a profissão; em que se faz necessária a presença do comprometimento, da responsabilidade e da solidariedade. A dimensão ética reclama o pensamento reflexivo nos processos do autoconhecimento, da relação com o outro, da reflexão do antropológico, do epistemológico, do cosmológico, etc. Assim, o desenvolvimento pessoal, social e profissional requer o reconhecimento da “[...] trindade humana indivíduo/sociedade/espécie”, e nesta perspectiva, identificar que há “três direções éticas: uma auto-ética, uma ética para a sociedade, uma ética para a humanidade”, conforme Morin (2008, p. 174).porAutoformaçãoÉticaEducadorFormação éticaA autoformação e a ética do ser educadorconference object