Guimarães, Daniel Tércio RamosAndrade, Renata Carvalho2023-01-302023-01-302022-05-09http://hdl.handle.net/10400.5/27094O universo do samba e a dança contemporânea se entrecruzam na Trilogia do Samba através da Companhia Arquitetura do Movimento, dirigida pela coreógrafa carioca Andrea Jabor. Encontro este que suscitou o interesse em analisar as três obras que a formam: Sala de Estar - As Cinco Peles do Samba (2007); Ao Samba - a Cruz, o Xis e o Esplendor (2009) e o Arquitetura do Samba: a dança do Mestre-Sala e Porta-Bandeira (2010) com a intenção de perceber como o samba está engendrado na Trilogia. Além disso, identificar como esses territórios se entrecruzaram e como os elementos e características que constituem o samba foram reelaborados em cena, entender como o trânsito entre a vida e a arte foi fundamental para a construção dos três trabalhos e ampliar o campo de discussão em torno da dança contemporânea e suas potencialidades no fazer. Para tanto, foi feita uma Tabela de Visionamento, inspirada em Laban (1978), uma análise de conteúdo das entrevistas feitas com a coreógrafa e com quatro das bailarinas e uma descrição detalhada de cada uma das obras. A partir desses instrumentais foi realizado um estudo dos elementos cênicos, dando origem ao Eixo de Análise Estrutural (Loupp, 2004). Consequentemente, emergiram desse primeiro eixo elementos de discussão tanto a nível do universo do samba, como o feminino e o brincar; além de conceitos mais abrangentes , como Identidade (Hall, 2011) e espectador emancipado (Ranciére, 2010) que desencadearam em mais dois eixos de análise, o Motricial, termo inspirado em Ligiéro (2011), e Conceitual, respectivamente. Lembrando que elementos presentes em um dos eixos podem ressoar no outro. Portanto, analisar a Trilogia do Samba nos trouxe a possibilidade de compreender que o samba e a dança contemporânea entranham-se, reverberando, através dos materiais palpáveis, discussões necessárias e atuais, mesmo 14 anos depois da estreia do primeiro espetáculoThe universe of Samba and contemporary dance intersect each other in the dance piece Trilogia do Samba (The Samba Trilogy), from the Companhia de Arquitetura do Movimento dance company, directed by the brazilian choreographer Andrea Jabor. The result of this crossing aroused the will of analyses the three works: Sala de Estar - As Cinco Peles do Samba (2007) (Living Room: The five skins of samba); Ao Samba - a Cruz, o Xis e o Esplendor (2009) (To Samba - the Cross, the Exe and the Splendor) e o Arquitetura do Samba: a dança do Mestre-Sala e Porta-Bandeira (2010) (Samba's architecture: the dance of Master-Room and the Flag-Holder) with the intention of understanding how Samba is engaged in the Trilogy. Besides, identifying how those themes cross each other and how the elements and characteristics that make up the Samba, were remade in the scene, at the same time understanding the transit between life and art was fundamental to the creation of the three works and enlarging the field of discussion around contemporary dance and also around their potential from the doing side. For this analysis, the Tabela de Visionamento (Table of Visioning) was created, inspired by Laban (1978), a content analysis of the interviews made with the choreographer and with four of the dancers and a detailed description of each of the works. From those instruments, a study of the scenic elements was carried out leading the Eixo de Análise Estrutural (Structural Analysis Axis) (Loupp, 2004). Consequently, elements of discussion at the level of the samba universe emerged from this first axis, such as the feminine and the playing; in addition to some more enlarged concepts such as Identity (Hall, 2011) and emacipated spectator (Ranciére, 2010) that generated two more analysis axes, the Motricial, a term inspired by Ligiéro (2011), and the Conceptual, respectively. Remembering that the elements present in one of the axes can resonate in the other. Therefore, analyzing the Samba Trilogy has brought us the possibility to understand that samba and contemporary dance become entrenched, reverberating, through palpable materials, necessary and present discussions, even 14 years after the first show premiered.porAndrea JaborDança contemporâneaIdentidadeSambaTrilogia do SambaAndrea JaborContemporary danceIdentitySambaSamba TrilogyCruzamentos entre o samba e a dança contemporânea brasileira : o caso da Trilogia do Samba de Andrea Jabordoctoral thesis101488084