Charréu, L.2025-02-052025-02-052024Charréu, L. (2024). Educação artística e democracia: Repensar conceitos e práticas na era da pós-verdade. In Sousa, A., Monteiro, A., Oliveira, M. & Basílio, R., (Orgs.) Se não agora, quando? Olhares das artes e da educação para a liberdade. (pp.92-107). CIEBA, Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes/ Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa978-989-8964-55-7http://hdl.handle.net/10400.5/98111As escolas defrontam-se, agora, com novos desafios significativos, que agitam um remanso, outrora consolidado, da escola como uma instituição vetusta, onde pouco ou nada há para mudar. Já vimos anteriormente como a questão da autoridade, estando em mudança crónica há mais de sessenta anos (!), como bem captou a poesia de Bob Dylan, é um dos temas mais centrais nos debates públicos sobre educação no tempo atual. No entanto, poucos olham para o problema tentando colocar-se no lugar desse outro, que é o aluno. Emitem, frequentemente, um enorme bocejo em relação a um processo de escolarização que, cada vez mais, está nos antípodas daquela que é a sua experiência cultural, raramente trazida para dentro da escola de maneira decidida e desinibida.porEducação ArtísticaCultura VisualProsumersDemocraciaPós-verdadeEducação artística e democracia: repensar conceitos e práticas na era da pós-verdadebook part