Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Santos, Joana Luzia Rodrigues dos2024-05-022024-05-0220232023-06-08http://hdl.handle.net/10451/64618Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO tema do presente trabalho incide sobre o ensino da História na atualidade tendo como base as experiências vividas no contexto do estágio na Escola Secundária Quinta do Marquês, durante o qual tive a oportunidade de lecionar aulas de História ao 7º e ao 8º ano de escolaridade, procurando fazer uma análise crítica e reflexiva das mesmas, destacando o uso dos jogos enquanto recurso didático. Neste sentido o presente relatório procura refletir e demonstrar a importância do uso dos jogos enquanto recurso didático ao serviço do Ensino da História. Nos últimos anos tem-se assistido a uma mudança de paradigma na Educação no qual se preconiza uma aprendizagem ativa e centrada no aluno. Este fator e o desenvolvimento de novas tecnologias expandiu o fenómeno do uso dos jogos em contexto de sala de aula para faixas etárias habitualmente distantes do mesmo, contribuindo para uma mudança na visão da relação jogo-aprendizagem. Para além da existência dos jogos ditos tradicionais, no século XXI existiu uma grande expansão dos jogos digitais, alargando ainda mais um já variado leque de possibilidade de jogos ao serviço do Ensino. Os jogos facilitam a aprendizagem, sendo simultaneamente divertidos e motivadores para os seus participantes, contribuindo para aulas mais interativas e dinâmicas, potenciadores de uma aprendizagem ativa e centrada no aluno, permitindo-lhes desenvolver funções mentais, físicas, emocionais e sociais durante a sua prática, trazendo consigo inúmeras vantagens para o Ensino. Assim, a utilização por parte do professor dos jogos como recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem procura responder às crescentes exigências feitas aos alunos pela sociedade atual, a qual lhes solicita o desenvolvimento de diversas competências, princípios e valores relacionados com diferentes áreas do desenvolvimento humano, atuando os jogos como facilitadores e potenciadores da sua aprendizagem como procurei demonstrar com o presente relatório.The theme of the present work focuses on the teaching of History today, based on the experiences lived in the context of the internship at Escola Secundária Quinta do Marquês, during which I had the opportunity to teach History lessons to the 7th and 8th grade classes, trying to make a critical and reflective analysis of them, highlighting the use of games as a didactic resource. In this sense, this report seeks to reflect and demonstrate the importance of using games as a didactic resource at the service of History Teaching. In the past years, there has been a paradigm change in Education, in which an active and student-centred learning is advocated. This factor and the development of new technologies expanded the phenomenon of the use of games in the classroom context for age groups that are usually distant from it, contributing to a change in the view of the game-learning relationship. In addition to the existence of so-called traditional games, in the 21st century there has been a great expansion of digital games further expanding an already wide range of possibilities for games at the service of Teaching. Games facilitate learning, while being fun and motivating for their participants, contributing to more interactive and dynamic classes, enhancing active and student-centred learning, allowing them to develop mental, physical, emotional and social skills during their practice, bringing numerous advantages for teaching. Therefore, the teacher's use of games as didactic resources in the teachinglearning process seeks to respond to the growing demands made on students by today's society, which asks them to develop different skills, principles and values related to different areas of human development, playing games acts as facilitators and enhancers of their learning as I have tried to demonstrate with this report.porJogosEnsino-aprendizagemHistória - Estudo e ensinoEstratégias de ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2023Os jogos ao serviço do ensino da história – Um exemplo práticomaster thesis