Reis, PedroMarques, Ana Rita2016-09-192016-09-192016-05Reis, P., & Marques, A. R. (2016). As exposições como estratégia de ação sociopolítica: cenários do projeto IRRESISTIBLE. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8753-26-7http://hdl.handle.net/10451/24686Este e‐book discute as potencialidades da construção de exposições interativas pelos alunos como estratégia de ação sociopolítica. Para esta discussão são utilizados diversos cenários, sobre controvérsias sóciocientíficas relacionadas com Investigação e Inovação Responsáveis, desenvolvidos no âmbito de Projeto IRRESISTIBLE financiado pela Comissão Europeia. O processo de construção e apresentação de exposições permite aos alunos ir além da análise e da discussão, criando uma oportunidade para que participem (e até mesmo que instiguem outros a fazê-lo) numa ação comunitária sobre questões sociocientíficas controversas. A ação comunitária é frequentemente considerada como um importante aspeto da literacia científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer.porExposições interativasEducação em ciênciasControvérsias sociocientíficasAção comunitáriaAtivismoInvestigação e inovação responsáveisIRRESISTIBLEAs exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLEbook