Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Capucho, Andreia Martins Mesquita2022-04-072022-04-0720212021-12-13http://hdl.handle.net/10451/52235Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O tema do seguinte trabalho incide sobre o ensino da História no contexto do estágio, das aulas lecionadas, da planificação das mesmas e das dinâmicas experienciadas. Pretende-se com este tema desenvolver as formas, os métodos, as estratégias e os recursos de lecionar a disciplina de História a alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade, cujos temas são por vezes complexos de ensinar e de interiorizar por parte dos alunos. Um desafio para todos os professores, o ensino da História pretende formar indivíduos em toda a sua complexidade já que transmite não só conhecimento histórico, mas também valores fundamentais. Nesse sentido, torna-se imperativo estabelecer metodologia que vá ao encontro desses alunos, de encontrar estratégias que melhor se adaptem à realidade escolar onde estamos inseridos e que possam motivar os alunos para a construção do seu próprio conhecimento. Os recursos adequados a potenciar as capacidades intrínsecas de cada um e que criem motivação e interesse pela disciplina. O trabalho de um professor não se centra apenas na verbalização das matérias, mas em proporcionar, nas suas aulas, formas de criar momentos de verdadeira aprendizagem. A escolha deste tema prende-se precisamente nesse ponto, na escolha de estratégias e de recursos utilizados em contexto de sala de aula e numa análise crítica sobre os mesmos e os seus resultados tendo em conta a nossa experiência.The theme of the following work focuses on the teaching of History in the context of teacher’s formation, the classes we gave, their planning and the dynamics experienced. The aim of this theme is to develop the techniques, methods, strategies, and resources to teach the subject of History to students from 7th to 9th grade, whose themes are sometimes too complex to teach and internalize by the students. Teaching History is a challenge for all teachers as it aims to train individuals in all its complexity, as it conducts not only historical knowledge, but also fundamental values. In this sense, it is essential to establish a methodology that fit these students, to find strategies that best adapt to the school reality where we operate and that can motivate students to build their own knowledge. Adequate resources to enhance the intrinsic abilities of each one and that create motivation and interest in the subject. The work of a teacher is not only focused on verbalizing the materials, but on providing, in their classes, ways to create moments of meaningful learning. The choice of this theme is precisely linked to this point, in the choice of strategies and resources used in the classroom context and in a critical analysis of them and their results, considering our experience.porEnsino-aprendizagemEstratégias de ensinoMotivaçãoCompetênciasHistória - Estudo e ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Estratégias e recursos didáticos no ensino da história : um estudo de casomaster thesis