Linhares, ElisabeteReis, Pedro2016-11-072016-11-072016-10Linhares, E., & Reis, P. (2016). Agir e sensibilizar: práticas de educação ambiental na formação inicial de professores. In Bravo Galán, J. L. (ed.), 27 Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales (pp. 1557-1564). Badajoz: Universidade de Badajoz.978-84-617-4059-8http://hdl.handle.net/10451/24980As iniciativas de ativismo orientadas para a resolução de problemas na sociedade oferecem oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e permitem aos alunos aprender sobre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente. No contexto atual marcado por mudanças constantes e complexas, a formação de cidadãos mais responsáveis e cientificamente informados constitui-se como fundamental. Assim, esta investigação-ação pretendeu: a) dotar os futuros professores de competências na conceção, implementação e avaliação de atividades orientadas para a ação sociopolítica sobre temas CTSA; b) identificar as dificuldades e potencialidades deste tipo de iniciativas; e c) promover valores de cidadania e de consciência ambiental. Os participantes foram futuros professores, alunos de um curso de Licenciatura, a frequentar uma disciplina de Ambiente. As narrativas elaboradas pelos futuros professores permitiram verificar que desenvolveram competências de planeamento e de intervenção na comunidade recorrendo a diferentes tipos de iniciativas.porIniciativas de ativismo fundamentadoCTSAEducação ambientalFormação inicial de professoresAgir e sensibilizar: práticas de educação ambiental na formação inicial de professoresconference object