Mateus, AugustoRosa, Vânia Nobre da2018-10-162018-10-162001-10Rosa, Vânia Nobre da (2001). "A cooperação como forma de promoção da competitividade empresarial : o caso português". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.http://hdl.handle.net/10400.5/16151Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade EconómicaA globalização da economia e as suas consequências, ao nível do sistema produtivo e das formas de organização empresarial, traduziram-se na emergência de um modelo organizacional flexível e com capacidade de satisfazer uma economia polarizada em torno de uma procura cada vez mais dinâmica. Foram estes os principais factores que desencadearam a implementação crescente de inúmeras estratégias de cooperação (parcerias, alianças estratégicas, acordos de cooperação), num processo de profunda reestruturação das formas de relacionamento empresarial, que se consubstanciou no reconhecimento da capacidade de obter aumentos de competitividade, através da inserção de empresas em redes estratégicas de cooperação e colaboração (distritos industriais, clusters, sistemas produtivos locais, redes de empresas).O objectivo deste trabalho é provar que a cooperação é uma forma de promoção da competitividade empresarial e que, dadas as limitações dimensionais enfrentadas pelas pequenas e médias empresas, constitui um novo modelo de organização empresarial que lhes é particularmente atractivo. É com base na articulação entre os factores que induziram estas novas formas de organização empresarial e as novas dimensões da competitividade microeconómica causadas por este contexto globalizante, que se prova a existência de um novo paradigma organizacional, orientado para a consolidação da competitividade empresarial. Este paradigma baseia-se na supremacia da cooperação e das vantagens que lhe são inerentes e, desta forma, na consciencialização da necessidade de ultrapassar o conceito de relacionamento empresarial sustentado pela concorrência e atingir o conceito de coopetition, alicerçado no equilíbrio complexo entre cooperação e competição simultâneas. Com base neste suporte teórico e nas diversas evidências empíricas (internacionais e portuguesas) apresentadas, que provam a influência da cooperação no aumento da competitividade das empresas que adoptam esta estratégia, pretende-se, então, provar que, também em Portugal, é imprescindível o fomento de práticas empresariais cooperativas como forma de promoção da competitividade das empresas portuguesas, principalmente de aspectos associados aos novos factores não-custo de competitividade.The consequences of a "globalising" economy, concerning the levei of production and business-related organisation forms, are translated in the emergence of a flexible organisational model with capacity to satisfy a polarized economy with a more and more dynamic demand. These became the responsible elements of the increasing implementation of numerous business-related cooperation strategies (partnerships, strategic alliances, cooperation settlements), in a profound process of restructuring relationships among enterprise. The consolidation of this process was based on the recognition that the insertion of enterprises in cooperative and collaborative strategic networks (industrial districts, clusters, local productive systems, enterprises network) would increase their competitiveness. The main objective of this Dissertation is to prove that cooperation is a mean of promoting business competitiveness and, for the specific case of small and médium enterprises it represents a new organisational model with particular attractiveness to their modest dimension and true limitations. Based on the articulation between the factors that induced this new business-related organisation forms and the new dimensions of microeconomic competitiveness (caused by this globalising context), it is proved the existence of a new organisational paradigm, oriented to the business competitiveness. This paradigm is based on the cooperation supremacy and in its inherent advantages and, therefore, in the recognition of the need to go beyond the traditional relationship between businesses and attain the coopetition concept, based on the complex equilibrium between simultancous cooperation and competition. According to the theoretical framework and to the several empirical evidences (international and Portuguese) presented, cooperation has significant influence in the increase of business competitiveness. Therefore, the encouragement of cooperative business-related practices, and of its non-cost aspeets, is indispensable as a mean to promote Portuguese enterprise competitiveness.engCooperação empresarialCompetitividadeCoopetitionCluster/distrito industrialRedes empresariaisOrganizaçãoBusiness-related cooperationCompetitivenessCluster/industrial districtEnterprises networkOrganizationA cooperação como forma de promoção da competitividade empresarial : o caso portuguêsmaster thesis