Faria, Alberto2021-06-042021-06-042021-05In: Colóquio Expressão Múltipla IV : teoria e prática do desenho : atas das conferências. - Lisboa, 2021, p.8-18978-989-8944-39-9http://hdl.handle.net/10451/48336Esta comunicação apresenta o estudo da reprodução das técnicas do desenho na Litografia, através da análise da técnica do crayon, da sanguínea e do carvão, em obras da coleção de litografia antiga da FBAUL (1836-1911). Selecionámos obras segundo desenhos de François-Gédéon Reverdin (1772-1828) para a “maneira do crayon” – à la manière du crayon -; de Charles Bargue (1826-1883) para a sanguínea e fototipias de desenhos de Auguste Allongé (1833-1898) para a técnica do carvão. Reconhece-se o contributo das litografias destes artistas dos séculos XVIII e XIX, como modelos para o ensino e aprendizagem das técnicas do desenho na antiga Academia / Escola de Belas-Artes de Lisboa.porUniversidade de Lisboa. Faculdade de Belas Artes. Coleção de LitografiaDesenhoLitografiaFototipiaTécnicasArte - Estudo e ensinoCongressos - ActasCrayon, sanguínea e carvão : técnicas do desenho na coleção de litografia antiga da FBAULbook part