Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10455/2961
Título: | Integração do Flight Simulator 2002 com um protocolo de difusão epidémica |
Autor: | Monteiro, M. João Pereira, José Rodrigues, Luís |
Palavras-chave: | Difusão epidémica arquitectura entre-pares(peer-to-peer), jogos multi-utilizador |
Data: | Jul-2003 |
Editora: | Department of Informatics, University of Lisbon |
Relatório da Série N.º: | di-fcul-tr-03-12 |
Resumo: | Os jogos multi-utilizador são aplicações que têm alcançado uma enorme popularidade na Internet. Este crescente interesse leva a que estas aplicações possuam hoje em dia um elevado número de participantes. Isto coloca problemas de escalabilidade e, consequentemente, de desempenho, cuja resolução é determinante para o sucesso destas aplicações. Neste artigo estamos interessados em procurar soluções de middleware para suportar aplicações multi-utilizador em grande-escala. Em particular, estamos interessados em estudar a viabilidade de utilizar protocolos de difusão probabilista para suportar a disseminação de informação em jogos multi-utilizador recorrendo a uma arquitectura entre-pares (peer-to-peer). Para isso, concretizámos a integração de um jogo multi-utilizador comercial, o Flight Simulator 2002 da Microsoft, com um protocolo de difusão probabilista concebido para este fim, o NEEM. O artigo descreve o trabalho realizado e o resultado da avaliação do protótipo desenvolvido |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/14262 http://repositorio.ul.pt/handle/10455/2961 |
Aparece nas colecções: | FC-DI - Technical Reports |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.