Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/8665
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 23 | por |
degois.publication.lastPage | 36 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Livro de Atas do II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional | por |
dc.contributor.author | Freire, Isabel | - |
dc.contributor.author | Bahia, Sara | - |
dc.contributor.author | Estrela, Maria Teresa | - |
dc.contributor.author | Amaral, Anabela | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-24T12:11:24Z | - |
dc.date.available | 2013-06-24T12:11:24Z | - |
dc.date.issued | 2011-11 | - |
dc.identifier.citation | Freire, I., Bahia, S., Estrela, M. T. & Amaral, A. (2011). Trabalho docente, emoções, contextos e formação. Livro de Atas do II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, pp. 23-36. Lisboa: ISCTE-IUL, 15 e 16 de Novembro de 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/8665 | - |
dc.description | A versão do texto corresponde à versão original. | por |
dc.description.abstract | Os professores investem uma forte energia emocional no seu quotidiano profissional, consequência da implicação na relação pedagógica com os alunos e também das exigências da organização escolar, da comunidade local e da tutela. O ensino é uma actividade essencialmente relacional, que favorece os estados emocionais e estes reflectem-se nas dinâmicas relacionais das turmas e dos diferentes grupos em que os professores participam no dia-a-dia profissional. Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados de dois estudos de natureza qualitativa realizados com 17 professores de diferentes níveis de ensino. Os resultados enfatizam a relação das emoções com os contextos de ensino, salientando o desgaste emocional que, no discurso dos professores, mais do que à sala de aula, se liga à organização escolar e ao sistema de ensino. A formação de professores não pode alhear-se desta realidade. Aponta-se a necessidade de a formação e o desenvolvimento dos professores se fazerem em ligação com o desenvolvimento das organizações escolares, no sentido de contribuir para o aumento da resiliência e do auto-conhecimento dos professores para fazerem face às pressões emocionais e vulnerabilidades a que estão sujeitos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | ISCTE-IUL | por |
dc.relation | Projeto Dimensão Emocional da Docência | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Literacia emocional | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Contextos de trabalho docente | por |
dc.title | Trabalho docente, emoções, contextos e formação | por |
dc.type | conferenceObject | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho_docente_Freire_Bahia_Estrela_Amaral.pdf | 334,89 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.