Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8665
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage23por
degois.publication.lastPage36por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleLivro de Atas do II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacionalpor
dc.contributor.authorFreire, Isabel-
dc.contributor.authorBahia, Sara-
dc.contributor.authorEstrela, Maria Teresa-
dc.contributor.authorAmaral, Anabela-
dc.date.accessioned2013-06-24T12:11:24Z-
dc.date.available2013-06-24T12:11:24Z-
dc.date.issued2011-11-
dc.identifier.citationFreire, I., Bahia, S., Estrela, M. T. & Amaral, A. (2011). Trabalho docente, emoções, contextos e formação. Livro de Atas do II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, pp. 23-36. Lisboa: ISCTE-IUL, 15 e 16 de Novembro de 2011.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/8665-
dc.descriptionA versão do texto corresponde à versão original.por
dc.description.abstractOs professores investem uma forte energia emocional no seu quotidiano profissional, consequência da implicação na relação pedagógica com os alunos e também das exigências da organização escolar, da comunidade local e da tutela. O ensino é uma actividade essencialmente relacional, que favorece os estados emocionais e estes reflectem-se nas dinâmicas relacionais das turmas e dos diferentes grupos em que os professores participam no dia-a-dia profissional. Nesta comunicação apresentam-se alguns resultados de dois estudos de natureza qualitativa realizados com 17 professores de diferentes níveis de ensino. Os resultados enfatizam a relação das emoções com os contextos de ensino, salientando o desgaste emocional que, no discurso dos professores, mais do que à sala de aula, se liga à organização escolar e ao sistema de ensino. A formação de professores não pode alhear-se desta realidade. Aponta-se a necessidade de a formação e o desenvolvimento dos professores se fazerem em ligação com o desenvolvimento das organizações escolares, no sentido de contribuir para o aumento da resiliência e do auto-conhecimento dos professores para fazerem face às pressões emocionais e vulnerabilidades a que estão sujeitos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherISCTE-IULpor
dc.relationProjeto Dimensão Emocional da Docênciapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteracia emocionalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectContextos de trabalho docentepor
dc.titleTrabalho docente, emoções, contextos e formaçãopor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho_docente_Freire_Bahia_Estrela_Amaral.pdf334,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.