Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/8664
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.location | Lisboa | por |
dc.contributor.author | Freire, Isabel | - |
dc.contributor.author | Bahia, Sara | - |
dc.contributor.author | Estrela, Maria Teresa | - |
dc.contributor.author | Amaral, Anabela | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-24T12:09:58Z | - |
dc.date.available | 2013-06-24T12:09:58Z | - |
dc.date.issued | 2012-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/8664 | - |
dc.description.abstract | Embora sem unanimidade de resultados, a investigação evidencia, desde os finais dos anos 70, que as crenças educativas influenciam a conduta docente (Fullan, 1991) e que, por vezes, elas se tornam conflituais (Villar Angulo, 1987). Mais recentemente tem sido salientada a influência das crenças na vida emocional dos professores e sua relação com a conduta profissional (Cross e Hong, 2011). As emoções são igualmente fonte de influência na formação de novas crenças, modificando e alterando o impacto das crenças existentes. As experiências vividas na interação com os contextos em que ocorrem são fontes de emoções e podem ser oportunidades de mudança das crenças e também da ação. Para o bem estar emocional dos professores, as crenças iniciais sobre a profissão e sobre as emoções podem ser substituídas por crenças mais adequadas, se associadas à aquisição ou desenvolvimento da literacia emocional; na sua falta, crenças relacionadas com o perfeccionismo do professor (e.g., o bom professor é aquele que revela um controlo absoluto sobre todas as situações que ocorrem na sala de aula) poderão conduzir ao desgaste emocional. A formação, dando lugar à reflexão e ao autoconhecimento, tem um importante papel no processo de desvelar determinadas crenças. Nesta comunicação apresentaremos parte de um estudo de investigação-formação realizado com professores do ensino básico, focado na dimensão emocional da docência. Partindo da análise de dados recolhidos a partir de entrevistas iniciais e finais e de outros materiais, como reflexões dos professores participantes, tentaremos evidenciar a interação entre as crenças, emoções e as mudanças experimentadas pelos professores no processo de formação e relação com as práticas pedagógicas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | ISPA | por |
dc.relation | Projeto Dimensão Emocional da Docência | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Crenças | por |
dc.title | Crenças e literacia emocional na formação de um grupo de professores | por |
dc.type | conferenceObject | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
crenças-emoções_25_Maio.pdf | 336,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.