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degois.publication.locationLisboapor
dc.contributor.authorFreire, Isabel-
dc.contributor.authorBahia, Sara-
dc.contributor.authorEstrela, Maria Teresa-
dc.contributor.authorAmaral, Anabela-
dc.date.accessioned2013-06-24T12:09:58Z-
dc.date.available2013-06-24T12:09:58Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/8664-
dc.description.abstractEmbora sem unanimidade de resultados, a investigação evidencia, desde os finais dos anos 70, que as crenças educativas influenciam a conduta docente (Fullan, 1991) e que, por vezes, elas se tornam conflituais (Villar Angulo, 1987). Mais recentemente tem sido salientada a influência das crenças na vida emocional dos professores e sua relação com a conduta profissional (Cross e Hong, 2011). As emoções são igualmente fonte de influência na formação de novas crenças, modificando e alterando o impacto das crenças existentes. As experiências vividas na interação com os contextos em que ocorrem são fontes de emoções e podem ser oportunidades de mudança das crenças e também da ação. Para o bem estar emocional dos professores, as crenças iniciais sobre a profissão e sobre as emoções podem ser substituídas por crenças mais adequadas, se associadas à aquisição ou desenvolvimento da literacia emocional; na sua falta, crenças relacionadas com o perfeccionismo do professor (e.g., o bom professor é aquele que revela um controlo absoluto sobre todas as situações que ocorrem na sala de aula) poderão conduzir ao desgaste emocional. A formação, dando lugar à reflexão e ao autoconhecimento, tem um importante papel no processo de desvelar determinadas crenças. Nesta comunicação apresentaremos parte de um estudo de investigação-formação realizado com professores do ensino básico, focado na dimensão emocional da docência. Partindo da análise de dados recolhidos a partir de entrevistas iniciais e finais e de outros materiais, como reflexões dos professores participantes, tentaremos evidenciar a interação entre as crenças, emoções e as mudanças experimentadas pelos professores no processo de formação e relação com as práticas pedagógicas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPApor
dc.relationProjeto Dimensão Emocional da Docênciapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCrençaspor
dc.titleCrenças e literacia emocional na formação de um grupo de professorespor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Comunicações e Conferências

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