Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7902
Título: De morrer a rir
Autor: Silva, Ana Luisa Valdeira da
Palavras-chave: Gustavia
Monnier, Mathilde
La Ribot, Maria
Dança
Performance
Data: 2009
Editora: Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa
Citação: Cine Qua Non, nº 0, 2009, p. 74-79
Resumo: É tudo preto. As cortinas pretas, o chão preto com panos pretos, uma cadeira preta, um banco preto, um balde preto, duas tábuas pretas. As bailarinas de preto. Sapatos pretos, cuecas pretas, camisolas pretas. Um lenço preto. Tudo o que se vê é preto. Excepto os corpos das duas coreógrafas, membros e rostos que aparecem assim recortados na imensa caixa negra, contornos de pele que sobressaem num fundo oprimentemente monocromático. Uma dimensão plástica que remete para o teatro de Kantor num espectáculo que parte sobretudo de um imaginário cinematográfico. Inspiradas no burlesco clássico, onde surgem nomes como Jacques Tati, Charlie Chaplin ou Buster Keaton, transformam um universo masculino num outro feminino, mais elegante e sensual, mais desenvolto e livre. Mathilde Monnier e Maria La Ribot, coreógrafas vindas de trajectórias artísticas distintas, colaboram pela primeira vez em Gustavia para se encontrarem ao vivo num palco negro, cruzando as artes plásticas, o teatro e o cinema, o choro e o riso.
URI: http://hdl.handle.net/10451/7902
ISSN: 1647-4198
Versão do Editor: http://www.ulices.org/revista-cine-qua-non/cine-qua-non.html
Aparece nas colecções:CEAUL/ULICES - CQN - Volume 0 - 2009

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