Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7782
Título: A retenção académica e performance a ciências em Portugal evidenciadas no PISA 2006
Autor: Moreira, Isabel
Santos, Inês
Conboy, Joseph
Palavras-chave: Retenção
Ciências
Ensino secundário
PISA
Data: 2010
Resumo: A questão de retenção académica surgiu como um discurso marcante em política educacional em Portugal. Os dados do PISA 2006 facultam uma oportunidade para examinar essa questão numa grande amostra de alunos de 15 anos de idade. Focalizando a performance a ciências, os dados indicam que (a) Portugal fica entre os países com maior retenção; (b) os alunos retidos diferem sistematicamente dos não retidos em várias dimensões sociais; (c) a performance média a ciências, bem como nos seus três subdomínios, está linearmente associada com o número de vezes que os alunos ficaram retidos; (d) ficar retido tem maior influência na performance a ciências que o estatuto socioeconómico e cultural, quer do aluno, quer da escola. Apresentam-se algumas opções de política no contexto actual Português.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/7782
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Relatórios de Projectos de Investigação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Moreira Santos Conboy 2010.pdf552,3 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.