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http://hdl.handle.net/10451/7486
Título: | As relações entre a escola e a família nos finais do século XIX inícios do XX |
Autor: | Rodrigues, Maria Manuela |
Palavras-chave: | Escola Cultura escolar Família |
Data: | Ago-2010 |
Citação: | VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010. |
Resumo: | Se a principal questão que se coloca é saber como foram sendo construídas historicamente as relações entre a escola e a família, há outras questões que decorrem desta, tais como, quais as formas de colaboração que vão ser desenvolvidas entre as escolas e as famílias no que se refere à educação de crianças e jovens, que comportamentos vão assumindo as famílias em face da escola e do processo de escolarização, quais as representações que vão sendo construídas no campo educativo sobre o papel educativo da família e como foi sendo colocada a relação entre a «liberdade de ensino» (por parte das famílias) e o «dever de instruir» (por parte do Estado). Sendo a Família e a Escola duas instituições basilares da nossa sociedade, importa descortinar e valorizar os relacionamentos que se plasmaram entre elas, e analisar em que medida esses relacionamentos condicionaram ou impulsionaram a educação em Portugal. O corpus documental é constituído, basicamente, por artigos recolhidos da imprensa (pedagógica e não só) e bibliografia da época de autores consagrados nos campos pedagógico e literário que se debruçaram sobre o tema. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/7486 |
ISBN: | 978-85-7862-138-4 |
Aparece nas colecções: | IE - GIHE - Comunicações e Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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