Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/7484
Título: | A investigação educacional à luz da Revista da SPCE, "Investigar em Educação" |
Autor: | Estrela, Maria Teresa |
Palavras-chave: | Ciências da Educação Investigação Educacional Epistemologia |
Data: | 10-Jan-2013 |
Resumo: | Nos quinze anos que mediaram entre a realização do congresso da SPCE de 1989, vivido num clima de relativa confiança sobre o futuro das Ciências da Educação e o de hoje, multiplicou-se o número das investigações realizadas, dos investigadores e das instituições que os enquadram. Apesar disso, as Ciências da Educação não obtiveram o devido reconhecimento social e são alvo das criticas de muitos sectores da vida social. Em vez de referirmos os factores externos que contribuem para esta situação, optámos por analisar factores endógenos que contribuem para esta situação de crise ou de aparente crise. Assim, propusémos analisar os três numeros da revista da SPCE "Investigar em Educação" já publicados (2002, 2003 e 2004) dedicados inteiramente à revisão das investigação feita em Portugal sobre um grande numero de temas. A imagem que nos devolve a leitura dessas sinteses leva-nos a questionar os seguintes pontos: a identidade das Ciências da Educação, a natureza da investigação educacional, os seus quadros epistemológicos e metodológicos, os critérios de validade utilizados. Conclui-se pela necessidade de clarificação dos critérios de cientificidade da investigação educacional, explicitando-os claramente e pela necessidade de fugir a algumas tentações que se denunciam. |
Descrição: | Texto não publicado. Estrela, M.T. (s/d) A investigação educacional à luz da Revista da SPCE, "Investigar em Educação". Intervenção na Mesa Redonda Investigação em Educação, Congresso da SPCE, Castelo Branco. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/7484 |
Aparece nas colecções: | FPCE-UOE-FPP- Outros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Invest_Educa_Revista SPCE.pdf | 931,5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.