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http://hdl.handle.net/10451/655
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mendes, Ana Bela, 1953- | pt |
dc.contributor.author | Rodrigues, Luís Filipe Salgado Pereira | pt |
dc.date.accessioned | 2010-07-21T10:48:51Z | - |
dc.date.available | 2010-07-21T10:48:51Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/655 | - |
dc.description | Tese de mestrado em Educação Artística, apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Belas Artes, 2007 | pt |
dc.description.abstract | Pretende-se com esta dissertação verificar se o desenho criativo é para o autor uma procura de sentido e de uma consciência mais alargada de si . Para esse efeito procedeu-se a uma abordagem do desenho sob o ponto de vista do fenómeno da produção criativa. Parte-se do pressuposto de que na produção existe uma tendência deliberada e de uma tendência intuitiva; sendo que esta última se associa a uma certa liberdade interior. Esta liberdade resulta de uma relação eu não-eu e de uma relação eu eu, das quais se presume haver um alargamento da consciência de si (autor) e das coisas que estão para fora de si. O desenho será, no contexto desta abordagem, um meio de reforço da relação dialéctica eu não-eu. Pretendeu-se saber se seria a satisfação de uma certa inquietação e uma consciência mais alargada o sentido que se procura na criação através do desenho. Neste sentido, em função do problema de partida, formulou-se uma hipótese geral e, para sua operacionalização, várias hipóteses específicas. Estas determinaram a formulação de um guião de entrevistas semi-estruturadas que foram aplicadas a onze artistas plásticos e a dois arquitectos. Estes autores foram escolhidos atendendo à importância que atribuem ao desenho como instrumento de criação. Com o propósito de validar os aspectos presentes nas hipóteses específicas, optou-se por traçar um desenho metodológico qualitativo, usando como procedimento afim uma análise de conteúdo categorial temática. Na discussão dos resultados, a partir da apresentação destes, procurou-se verificar de que modo os resultados obtidos se aproximam ou não das asserções dos autores abordados no enquadramento teórico, e se confirmavam ou infirmavam as hipóteses específicas e a hipótese geral formuladas a priori. Concluiu-se que o desenho de facto contribui para reforçar a relação eu não-eu e eu eu. O que pode acontecer quer seja através do desenho com base na p | pt |
dc.format | application/pdf | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | restrictedAccess | pt |
dc.subject | Desenho | pt |
dc.subject | Criação artística | pt |
dc.subject | Intuição | pt |
dc.subject | Cognição | pt |
dc.subject | Eu | pt |
dc.subject | Consciência | pt |
dc.subject | Teses de mestrado | pt |
dc.title | O desenho para a criação como meio de alargamento da consciência de si : no percurso da procura de sentido(s) | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
Aparece nas colecções: | FBA - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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15938_Mestrado_em_Educacao_artistica_anexos.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! | |
17937_CAPA_TES_249.JPG | 817,14 kB | JPEG | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! | |
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