Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/65317
Título: Impacto do bem-estar, personalidade e indicadores clínicos ansiosos e depressivos no sucesso académico : um estudo exploratório
Autor: Fernandes, Pedro Jorge Malta
Orientador: Torrado, Marco
Fernandes, Elisabete
Palavras-chave: Bem-estar
Ansiedade
Depressão
Personalidade
Sucesso académico
Psiquiatria
Psicologia médica
Data de Defesa: Jul-2023
Resumo: A relação entre o bem-estar, funcionamento afetivo e sucesso académico constitui uma área relevante de estudo no domínio do tratamento e da prevenção em saúde mental em várias fases do desenvolvimento humano, designadamente no contexto universitário. Através de um estudo piloto, este Trabalho Final de Mestrado procurou estudar a relação entre o bem-estar, traços de personalidade e distress emocional, com indicadores de sucesso académico. Colocou-se como hipótese que o bem-estar percebido, menores níveis de sintomas ansiosos e depressivos e características estruturais como a Estabilidade Emocional e o Ser Consciencioso (entre outros) se traduzem num maior sucesso académico. Foi desenvolvido um estudo transversal, com recurso a uma amostra de conveniência, através de um questionário endereçado a estudantes universitários (Licenciatura/Mestrado, a partir do 2º ano de curso) que incluiu a colheita de dados de natureza sócio-demográfica, académica e as versões portuguesas das escalas World Health Organization-Five Well Being Index, Hospital Anxiety and Depression Scale, Ten-Item Personality Inventory e Escala de Perceção de Sucesso Académico. Os resultados parecem mostrar que um maior bem-estar (notoriamente), menores níveis de sintomas depressivos (também notoriamente) e ansiosos e a presença de traços de personalidade tais como a Extroversão, a Afabilidade, o Ser Consciencioso e a Estabilidade Emocional se traduzem num sucesso académico subjetivo mais elevado. Menores níveis de sintomas depressivos e o traço ‘Ser Consciencioso’ traduzem-se, por sua vez, num sucesso académico objetivo mais elevado. Os resultados podem oferecer pistas para novas intervenções de promoção da saúde mental em contexto académico.
The relationship between well-being, affective functioning and academic success is a relevant area of study in the field of treatment and prevention in mental health at various stages of human development, namely in the university context. Through a pilot study, this Master's Degree Final Project sought to study the relationship between well-being, personality traits and emotional distress, with indicators of academic success. It was hypothesized that perceived well-being, lower levels of anxious and depressive symptoms and structural characteristics such as Emotional Stability and Conscientiousness (among others) translate into greater academic success. A cross-sectional study was carried out, using a convenience sample, through a quiz addressed to college students (Bachelor/Master, from the 2nd year of the course) which included the collection of socio-demographic and academic data and the Portuguese versions of the World Health Organization-Five Well Being Index, the Hospital Anxiety and Depression Scale, the Ten-Item Personality Inventory and the Escala de Perceção de Sucesso Académico. The results seem to show that greater well-being (notoriously), lower levels of depressive symptoms (also notoriously) and anxious symptoms; and the presence of personality traits such as Extroversion, Affability, Conscientiousness and Emotional Stability translate into higher subjective academic success. Lower levels of depressive symptoms and the trait 'Conscientiousness' translate, in turn, into higher objective academic success. The results may offer clues for new mental health promotion interventions in an academic context.
Descrição: Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2023
URI: http://hdl.handle.net/10451/65317
Designação: Mestrado Integrado em Medicina
Aparece nas colecções:FM – Trabalhos Finais de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PedroJFernandes.pdf892,64 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.