Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/64947
Título: Parentalidade em neonatologia : intervenção educativa digital promotora da literacia em saúde
Autor: Souto, N.
Orientador: Curado, Maria Alice dos Santos
Henriques, Maria Adriana Pereira
Palavras-chave: Literacia em Saúde
Intervenção
Enfermagem
Educação
Neonatologia
Health Literacy
Intervention
Nursing
Education
Neonatology
Data de Defesa: Mai-2023
Resumo: A Literacia em Saúde (LS) constitui uma prioridade, um desafio e um elemento determinante para a concretização da centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Quando aplicada à Unidade de Neonatologia (UN), esta abordagem de cuidados centraliza-se na família e assume-se como uma referência no apoio à parentalidade, que constitui um foco para intervenções de Enfermagem. O internamento na UN poderá afetar a LS dos pais, comprometer a parentalidade e a necessária prontidão para a alta. Estes desafios impõem respostas que contribuam para a promoção da LS. O principal objetivo desta investigação foi testar a viabilidade da versão portuguesa da aplicação móvel (app) Quantum Caring for Parents - Neonatal Intensive Care Unit (QCP-NICU) (versão 1.1) - Apple iOS, como intervenção educativa digital em saúde, na promoção da LS dos pais na UN. Reconhecendo a natureza complexa desta intervenção educativa digital foram cumpridas as diretrizes do Medical Research Council (MRC) para o estudo de intervenções complexas, que contemplou as fases de desenvolvimento e de viabilidade da intervenção. Na fase de desenvolvimento seguiu-se um modelo multimétodos e multiestudos com desenho exploratório sequencial. Esta fase integrou o estudo de revisão scoping (estudo 1), que identificou a intervenção educativa digital, o estudo exploratório e descritivo (estudo 2), do qual adveio contributos sobre a intervenção educativa em saúde sob a perspetiva dos pais, e dois estudos metodológicos, que permitiram disponibilizar para português a app QCP-NICU (versão 1.1) - Apple iOS (estudo 3) e o instrumento necessário à avaliação da LS dos pais, o Parental Health Literacy Activities Test – 8 (PHLAT-8) (estudo 4). Concluída esta fase, prosseguiu-se com a fase de viabilidade da intervenção, com um estudo de coorte (estudo 5), com a avaliação da LS de onze pais numa UN, de nível três, de um hospital central português, antes da intervenção educativa digital e na alta. Os resultados sugerem que a intervenção favorece o acesso à informação, a comunicação com a equipa de saúde e o processo de aprendizagem parental, com uma boa aceitação por parte dos pais e da equipa de saúde. A investigação futura deve avaliar a eficácia desta intervenção em mais momentos e com uma amostra de maior dimensão recorrendo para tal, às diferentes UN do país. Em última análise, os resultados sugerem que a intervenção educativa digital tem o potencial de apoiar os pais, pelo que, merece ser desenvolvida e explorada.
Health Literacy (HL) is a priority, a challenge and a determining element for the centrality of the person in health care. When applied to the Neonatal Unit (NU), this care approach is centered on the family and is assumed as a reference in parenting support, which constitutes a focus for Nursing interventions. Hospitalization at the NU may affect the parents' HL, compromise parenting and the necessary readiness for discharge. These challenges require responses that contribute for the promotion of HL. The main objective of this investigation was to test the feasibility of the Portuguese version of the mobile application (app) Quantum Caring for Parents - Neonatal Intensive Care Unit (QCP-NICU) (version 1.1) - Apple iOS, as a digital educational intervention in health, in the promotion of HL of parents at the NU. Recognizing the complex nature of this digital educational intervention, the Medical Research Council (MRC) guidelines for the study of complex interventions were followed, which included the intervention's development and feasibility phases. In the development phase, was conducted a multi-method and multi-study model with a sequential exploratory design. This phase included the scoping review study (study 1), which identified the digital educational intervention, the exploratory and descriptive study (study 2), from which came contributions on the educational intervention in health from the perspective of parents, and two methodological studies, which made it possible to make available to Portuguese the QCP NICU app (version 1.1) - Apple iOS (study 3) and the instrument necessary for the assessment of parents' HL, the Parental Health Literacy Activities Test – 8 (PHLAT-8) (study 4). Once this phase was concluded, the intervention feasibility phase continued, with a cohort study (study 5), with the evaluation of the HL of eleven parents in a level three NU, of a Portuguese central hospital, before the digital educational intervention and at discharge. The results suggest that the intervention favors access to information, communication with the health team and the parental learning process, with good acceptance by parents and the health team. Future research should assess the effectiveness of this intervention at more moments and with a larger sample, in the different NU existing in the country, for this purpose. Ultimately, the results suggest that digital educational intervention has the potential to support parents and therefore deserves to be developed and explored.
URI: http://hdl.handle.net/10451/64947
Designação: Tese de doutoramento, Enfermagem, Universidade de Lisboa, 2023
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