Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/64946
Título: Desenvolvimento e pilotagem de uma intervenção psicoeducativa de promoção da literacia em saúde mental de adolescentes em contexto escolar
Autor: Morgado, Tânia
Orientador: Loureiro, Luís Manuel de Jesus
Velez, Maria Antónia Miranda Rebelo Botelho
Palavras-chave: adolescência
literacia em saúde
educação em saúde
saúde mental
ansiedade
enfermagem de saúde mental e psiquiátrica
adolescent
health literacy
health education
mental health
anxiety
psychiatric nursing
Data de Defesa: Mar-2023
Resumo: A adolescência representa, por um lado, uma fase de vida crítica para a saúde mental, por outro lado, pelas suas caraterísticas desenvolvimentais representa uma oportunidade para o desenvolvimento e implementação de intervenções psicoeducacionais de promoção da Literacia em Saúde Mental (LSM), nomeadamente sobre a ansiedade. Considerando que a escola é o local onde os adolescentes passam a maior parte do seu tempo, constitui-se como um contexto privilegiado para o desenvolvimento de intervenções promotoras da LSM. A presente tese teve como objetivos gerais: 1) Desenvolver uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar; 2) Avaliar a viabilidade/pilotagem dessa intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar. Para a concretização destes objetivos, considerando a sua complexidade, recorreu-se à Medical Research Council Framework nas fases de desenvolvimento e viabilidade/pilotagem. Foi desenvolvida uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar denominada “ProLiSMental”, que visa capacitar os adolescentes em contexto escolar para aceder, compreender e usar os conhecimentos e crenças em saúde mental, de forma a que promovam e mantenham uma boa saúde mental e ajudem no reconhecimento, gestão e/ou prevenção da ansiedade. Esta intervenção psicoeducacional foi organizada em fases e em módulos que integram 4 a 13 sessões semanais, com uma duração total que pode variar entre 6 e 13 horas e 30 minutos. A fase psicoeducacional inclui 4 módulos constituídos por 4 sessões semanais, de 90 minutos ou 8 sessões semanais de 45 minutos, cujos conteúdos em cada sessão: 1) “Reconhece”: saúde mental, emoções e ansiedade nos adolescentes; 2) “Cuida de ti”: estratégias de promoção da saúde mental e de prevenção, gestão e autoajuda perante a ansiedade; 3) “Procura ajuda”: ações de primeira ajuda em saúde mental e procura de ajuda informal e formal, incluindo profissionais de saúde especializados; 4) “Ação!”: conhecimento, competências e intenções de comportamento sobre a prevenção, o reconhecimento e a gestão da ansiedade. Foram utilizados métodos ativos e técnicas dinâmicas, ao longo das sessões. A intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” apresentou níveis elevados de aceitabilidade por parte da comunidade escolar e revelou-se viável e exequível, tendo contribuído para o aumento da LSM sobre a ansiedade dos adolescentes no contexto escolar em estudo.
Adolescence represents, on the one hand, a critical life stage for mental health, on the other hand, due to its developmental characteristics, it represents an opportunity for the development and implementation of psychoeducational interventions to promote mental health literacy (MHL), namely on anxiety. Considering that the school is the place where adolescents spend most of their time, it constitutes a privileged context for the development of interventions that promote MHL. The present thesis had as general objectives: 1) to develop a psychoeducational intervention to promote MHL in adolescents at schools; 2) to evaluate the feasibility/piloting of that psychoeducational intervention to promote MHL in adolescents at schools. To achieve these goals, considering its complexity, the Medical Research Council Framework was used in the development and feasibility/piloting phases. A psychoeducational intervention named “ProLiSMental” was developed, which aims to enable adolescents in the school context to access, understand and use knowledge and beliefs in mental health that promote and maintain good mental health and help them in the recognition, management, and/or prevention of anxiety. This psychoeducational intervention was organized in phases and includes 4 to 13 weekly sessions with a total duration that can vary between 6 and 13 hours and 30 minutes. The psychoeducational phase includes 4 modules consisting of 4 weekly sessions of 90 minutes or 8 weekly sessions of 45 minutes, the content of which in each session. In each session, the following topics are approached: 1) “Recognise”: mental health, emotions, and anxiety in adolescents”; 2) “Take care”: mental health promotion and anxiety prevention, management, and self-help strategies; 3) “Seek help”: mental health first aid actions, and seeking informal and formal help, including specialized health professionals; 4) “Action!”: from knowledge of mental health and anxiety prevention, and management to action in everyday life. Active methods and dynamic techniques were used throughout the sessions. The ProLiSMental psychoeducational intervention showed high levels of acceptability by the school community and proved to be viable and feasible, having contributed to the increase of MHL on the anxiety of adolescents in the school context under study.
URI: http://hdl.handle.net/10451/64945
Designação: Tese de doutoramento, Enfermagem, Universidade de Lisboa, 2023
Aparece nas colecções:REIT - Teses de Doutoramento (Enfermagem)
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